CF PADRE JOSÉ DE AZEVEDO TIUBÁ

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22765-660 | ☎ Telefone: (21) 2427-8852
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Tatiana Rocha | CNES 000000 - ESF: 05 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 30 de julho de 2012

3º Congresso da Associação de Medicina da Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro

3º Congresso da Associação de Medicina da Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro


O 3º Congresso da Associação de Medicina da Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro foi realizado entre os dias 26 a 28/07, na Faculdade de Medicina de Petrópolis. A atividade reuniu profissionais de saúde que atuaram em mesas-redondas, fóruns, cursos e oficinas, abordando temas desde o diagnóstico precoce até o poder curativo, tendo a oportunidade de apresentar os avanços e os desafios da ESF no Estado do Rio de Janeiro. O Congresso contou com as ilustres presenças: Dr. Daniel Soranz, Leonardo Boff, José Gomes Temporão, Sandra Fortes, Paulo Poli, Patrícia Albuquerque, além da participação dos Coordenadores e profissionais da SMSDC-RJ. Destacamos também a participação da Rede de Estações OTICS RIO que apoiou o evento dando total cobertura.
Agradecemos a presidente do congresso Dra. Andrea Augusta e  Dr. Oscarino Barreto que proporcionaram este belo Congresso.

Fonte: otics barra




sábado, 28 de julho de 2012

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção












O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é lembradona clinica da Família Padre José de Azevedo Tiúba na ultima quinta(26) e sexta (27), com a campanha "fique sabendo" onde foi realizado teste rápido da hepatite "C", priorizando homens e mulheres acima de 40 anos .O Blog destaca quais são os tipos de hepatites virais. Muito comum no Brasil, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos.
A assessora técnica do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde Ana Mônica de Mello destaca algumas medidas importantes para prevenir a doença. ”A recomendação é aquela básica, da higiene, do cuidado com a água naqueles locais onde não há um tratamento adequado. Muito cuidado com a lavagem correta dos alimentos. Cuidado também com a eliminação dos dejetos. E a prevenção da B, da C e da D é o uso de preservativo, a utilização de materiais para fazer manicure, ou são descartáveis, esterilizados ou então da própria pessoa que usa. Tanto com tatuagem, com pircing..”

O administrador de empresas Gilberto Biscaro teve hepatite A com 13 anos de idade. Ele fez tratamento e conta como descobriu a doença. ”Na verdade eu não senti nada. Na escola, os colegas notaram que eu estava com os olhos amarelados, quase esverdeados e me recomendaram que eu fosse para casa e buscasse um médico. E depois de alguns exames foi constatado que eu estava com hepatite A.”
O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B. Podem tomar quem tem até 29 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, bombeiros, policiais, indígenas e homossexuais.

Residentes de medicina apresentam trabalho cientifico em congresso no Rio.

Residentes de medicina apresentam trabalho cientifico em congresso no Rio.



Os Médicos/residentes da Clinica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba, Apresentaram trabalho que teve como tema: "Impacto na redução tencionais em idosos hipertensos na academia carioca",  no III Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro - AMFaC RJ , que acontece 26 à 28 de julho de 2012, na cidade de Petrópolis.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Orientações sobre o uso de medicamentos na terceira idade

Orientações sobre o uso de medicamentos na terceira idade



















A auto-medicação pode comprometer a saúde. Tomar medicamento fora do prazo de validade também é outro fator que traz malefícios à pessoa. Essas são algumas das orientações passadas pelo Farmacêutico Michel Vidal e a Médica Solange Longhi durante a palestra “Orientações sobre o uso de medicação na terceira idade”, ministrada hoje na Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba.O evento contou  com participação da educadora física Àgata Reis idealizadora da palestra.


A palestra reuniu mais de 60 idosos. Durante a palestra, Michel Vidal, conscientizou os idosos sobre a importância da medicação sob orientação médica. Ele também falou sobre os cuidados na hora de usar o medicamento, como guarda-los, e estabelecendo os cuidados relativos a eles.



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dois novos medicamentos contra hepatite C serão oferecidos pelo SUS

Dois novos medicamentos contra hepatite C serão oferecidos pelo SUS



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha , anunciou na tarde de hoje a inclusão de dois novos medicamentos contra hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS) : o telaprevir e o boceprevir. O objetivo é beneficiar 5,5 mil pacientes, todos os portadores de cirrose e fobrose avançada, que fazem parte do grupo de maior risco de progressão da doença e de morte. Os novos medicamentos devem estar disponíveis no SUS no início de 2013, e fazem parte da classe de inibidores de protease, a mais moderna para combater a doença em todo o mundo. O telaprevir e o boceprevir têm uma taxa de eficácia de 80% − o dobro do sucesso obtido com a estratégia convencional utilizada atualmente, que associa dois medicamentos, o Interferon Peguilato (injetável) e a Ribavirina (via oral), cujo tratamento tem duração de 48 a 72 semanas. Os novos medicamentos são administrados oralmente, e têm duração de até 48 semanas.
“Queremos garantir maior facilidade de acesso da população destes medicamentos. Esse é um passo decisivo para o tratamento das hepatites que vai possibilitar aos brasileiros a oportunidade de receber o que há de melhor em relação ao tratamento das hepatites no país”, ressaltou o ministro Padilha. No Brasil, há cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.
Campanha – Além disso, foi lançada a campanha “As hepatites podem estar onde você menos espera”, que marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a ser comemorado no próximo sábado (28). Ela prevê uma série de ações de diagnóstico e prevenção, entre as quais, a ampliação de testes rápidos de diagnóstico e a promoção de um concurso que vai premiar trabalhos artísticos realizados por manicures e tatuadores em unhas e tatuagens com mensagens de prevenção às hepatites. O concurso incentiva boas práticas para prevenção da doença em salões de beleza e estúdios de tatuagens, e divulgação de cartazes e folders orientando a população em diferentes locais e eventos.

Mastigar dos dois lados e com calma evita dores de cabeça e problemas digestivos

Mastigar dos dois lados e com calma evita dores de cabeça e problemas digestivos



Mastigar é uma tarefa tão instintiva que pouca gente presta atenção se realiza a atividade corretamente. Para evitar dores de cabeça e ouvido, é preciso observar o padrão de mastigação. Já quem está preocupado com a absorção dos alimentos no organismo, deve alimentar-se com calma. “Não existe uma regra, mas a orientação é que cada porção seja mastigada cerca de trinta vezes”, aconselha a nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde  Roberta Rehem.
A principal recomendação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia  para uma mastigação correta é usar os dois lados da boca. Os movimentos devem ser verticais e rotacionais. Isso faz com que os músculos da boca se movimentem corretamente, evitando alterações na arcada dentária.
A fonoaudióloga do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)  Lizandra Konflanz de Lima Damiani reforça a orientação. “A mastigação deve ser bilateral, ou seja, dos dois lados. Quando isso não ocorre, acontece uma deformidade na arcada dentária, o que sobrecarrega a musculatura”, explica a profissional. O principal organismo afetado é o osso que liga o a mandíbula ao crânio. “A partir daí, ocorrem estalos e dores de cabeça”, conclui.
Naturalmente, cada dente tem uma função no momento da mastigação. Os dentes da frente devem ser usados para cortar os alimentos. Os do meio (pré-molares) para triturar a comida e os de trás (molares) para pulverizar as porções. “Essa atividade é instintiva. Os pré-molares e molares, por exemplo, já têm os formatos naturais de trituradores”, explica a fonoaudióloga.
Nutrição – Do ponto de vista nutricional, a recomendação é que a alimentação seja demorada. Por isso, é preciso mastigar mais vezes. Quem não se preocupa com isso, tem problemas de digestão. “Isso acontece porque a comida chega maior no estômago e, assim, a digestão vai ser mais lenta, mais difícil. A sensação de cansaço após a refeição também é maior porque o organismo vai gastar mais energia na digestão”, explica Roberta Rehem.
A nutricionista lembra que assim, como os dentes, a língua é essencial no processo de mastigação porque a saliva possui enzimas digestivas. “A digestão começa na boca. A nossa saliva possui as enzimas que iniciam o processo de digestão dos carboidratos”, explica. Não é recomendável, no entanto, consumir líquidos durante as refeições.
Dicas para mastigar melhor:
-Usar os dois lados da boca na hora de mastigar;
-Usar os dentes da frente para cortar o alimento, os pré-molares (meio) para triturar a comida e os molares (dentes de trás) para pulverizar as porções de comida.
-Evitar assistir televisão mastigando. A pessoa acaba prestando mais atenção na televisão do que na alimentação e no processo de mastigar;
-É importante prestar atenção na textura, cor e cheiro da comida;
-Evitar o consumo de líquidos durante as refeições;
-Mastigar em média 30 vezes antes de engolir a porção dos alimentos.

Fonte: Maria Carolina Lopes / Agência Saúde 

26 de Julho- Dia das Vovós

26 de Julho- Dia das Vovós




Poema da vovó!
Chega de tanta injustiça
de castigo e confusão!
Vou pra casa da vovó,
não tem outra solução!
Estou mesmo decidido
e pra sempre eu me mudo.
Aqui eu não posso nada
e por lá eu posso tudo!
Posso comer chocolate,
posso até me empanturrar.
Posso comer sobremesa
até antes do jantar.
Mesmo que eu faça bagunça,
vovó não briga comigo.
Se eu beliscar o irmãozinho,
vovó não me põe de castigo!
Vou fazer a minha mala,
meu carrinho eu vou levar.
Vou levar o meu cachorro
e o meu jogo de armar.
Vou levar meu travesseiro,
levo também meu pião,
pego os meus livros de história
e o meu time de botão.
Levo as coisas que eu gosto,
pra ter tudo sempre a mão:
levo também o papai,
mamãe e o meu irmão!
Autora: Ana Canéo


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Novo medicamento para câncer de mama será incorporado no SUS

Novo medicamento para câncer de mama será incorporado no SUS



Ministério da Saúde (MS) vai incorporar o Trastuzumabe, um dos mais eficientes medicamentos de combate ao câncer de mama, no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no país, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no ano passado. O ministério investirá R$130 milhões/ano para disponibilizar o medicamento à população.
câncer de mama é o segundo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhão de novos casos a cada ano, e responsável por 411.093 mortes a cada ano. No Brasil, estimam-se 52.680 novos casos em 2012/2013. Em 2010 ocorreram 12.812 mortes por causa da doença. E neste ano, o Ministério da Saúde já custeou mais de 100 mil procedimentos para quimioterapia do câncer de mama inicial ou localmente avançado.
“A expectativa é que o Trastuzumabe beneficie 20% das mulheres com câncer de mama em estágio inicial e avançado”, afirma o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
A partir da publicação, nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), o SUS tem prazo de 180 dias para efetivação de sua oferta á população brasileira. E o novo medicamento reduz as chances de reincidência do câncer. A incorporação do Trastuzumabe foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) para o tratamento de câncer de mama inicial e avançado.
Inclusão - O Trastuzumabe é um dos primeiros medicamentos incorporados no SUS a partir da Lei 12.401, de 2011. O decreto, que cria uma Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), define regras que garantem a proteção do cidadão quanto ao uso e eficácia desses medicamentos, que devem ter registro nacional e serem reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O documento estabelece também que seja publicado um protocolo de como e quais as situações que o medicamento deve ser utilizado. “A Conitec é um aprimoramento do sistema de incorporação de novas tecnologias, protegendo o cidadão e reduzindo os riscos de judicialização do medicamento, que muitas vezes é recomendado de forma indevida”, destaca o ministro.
O medicamento é um dos mais procurados. Em 2011, o ministério gastou R$ 4,9 milhões para atender a 61 pedidos judiciais. Esse ano já foram gastos R$ 12,6 milhões com a compra do Trastuzumabe por demanda judicial.
De acordo com o ministro Padilha, essa aquisição só foi possível devido à economia de custos gerada por inovação tecnológica, parcerias público-privadas, comparação de preços internacionais e a centralização de compras. “A melhor gestão dos recursos possibilitou gerar uma economia de R$ 1,7 bilhão/ano no orçamento do ministério. Isso nos permite ampliar o acesso dos brasileiros às novas tecnologias”, explica.
Fonte: Rhaiana Rondon /Agência Saúde

Vigilância dos pais é essencial para evitar envenenamento de crianças

Vigilância dos pais é essencial para evitar envenenamento de crianças



As férias escolares exigem atenção redobrada dos pais. Com as crianças em casa, os riscos de envenenamento aumentam, já que grande parte dos produtos tóxicos como remédios, plantas e material de limpeza estão por toda a parte.
Por isso, a consultora técnica de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Lima, faz um alerta aos pais para que fiquem atentos e sigam algumas dicas para evitar acidentes. ”Medicamentos: primeiro eles devem ser guardados em armários bem altos, de preferencia que a criança ou adolescente não alcance. Produtos de limpeza: assim como os remédios, devem também estar guardados em armários altos, se tiver chave, trancá-los, sempre mantendo os produtos em suas embalagens originais. Se acondiciona os produtos em garrafas pet, principalmente com cores diferentes, pode ser um atrativo para as crianças.”
A servidora pública Gabriela Perfeito sabe bem disso. Em um momento de distração dos pais, ela bebeu dois vidros inteiros de remédio. Por sorte, não teve nenhuma complicação, mas não quer que o filho faça o mesmo: ”A minha mãe deixava os remédios em cima de um armário e eu consegui alcançar e tomei um vidro de antibiótico que tinha gosto de chiclete e mais um vidrinho que era vitamina C. Por conta disso, eu tomo muito cuidado com o meu filhinho de quatro anos para não deixar nenhum remédio à vista e nem ao alcance dele.”
Ainda de acordo com Cheila Lima, dar medicamentos sem orientação médica também pode causar envenenamento: ”Medicamento é uma droga, como qualquer droga, tem seus efeitos benéficos e não benéficos. Medicamentos a regra é: não use medicamento sem orientação médica, sejam eles para dor, para febre ou para qualquer outro sintoma. E sempre que houver a prescrição médica de um medicamento dar somente aquela dose recomendada no tempo recomendado.”
Em 2010, 77 crianças de até 14 anos de idade morreram envenenadas no Brasil porque tiveram contato com medicamento, produto de limpeza, planta doméstica e animais peçonhentos. Caso os pais não tenham certeza se a criança entrou em contato com substância tóxica, basta ficar atento a alguns sinais como respiração ofegante, vômito, convulsão e desmaio. Nessas situações, os pais não devem provocar vômito na criança, e sim levá-la imediatamente ao médico.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz dia do amigo!

Feliz dia do amigo!



Quero te encontrar, amigo
Quero te abraçar
Te dizer que vale a pena viver
Quero te buscar, amigo
E fazer você sorrir
No momento em que eu canto esta canção
É pra você
Que é gente como a gente
Que chora como a gente
E que quer ser feliz
É pra você
A nossa amizade
O carinho e a verdade
De todo o nosso coração
Chega de sofrer, amigo
É hora de acordar
De sair, de levantar e ver
Que vale a pena viver

terça-feira, 17 de julho de 2012

Academia Carioca de Saúde e Lar do Idoso

Academia Carioca de Saúde e Lar do Idoso




Em uma atividade extra realizada na quarta-feira dia 11 de julho, em parceria com a Promoção de Saúda da CAP 4.0 - Meri Liz e seus novos profissionais, vieram a CF Gardênia e em conjunto com os alunos e alunas da Academia Carioca da Saúde e projeto da SESQV, fizemos dinâmicas, cantamos e contagiamos todos nos corredores da CF Gardênia Azul.

1ª festa Julina da melhor idade

1ª festa Julina da melhor idade














Aconteceu no ultimo dia 09 de junho, 1ºFesta Julina da melhor idade, que contou com participação dos alunos e alunas da Academia Carioca e parceria com o Projeto Lar do Idoso - Artesanato e Dança - e seus respectivos familiares. Sucesso total: mais 250 pessoas presentes. Agradecer a Associação dos Moradores do Gardênia - Neusa, por ceder o espaço Garden Festa e Djs. Aos nossos alunos e alunas com a colaboração do prato típico e bebida; e seus familiares presentes no dia.

domingo, 15 de julho de 2012

Aplicativo homenageia mamães e bebês

Aplicativo homenageia mamães e bebês



fan page do Ministério da Saúde no Facebook preparou um aplicativo muito especial para homenagear mamães e bebês. Por meio do “Envie Carinho”, os fãs da página poderão humanizar, ainda mais, a campanha da Rede Cegonha, por meio de uma mensagem de carinho em formato de móbile virtual em 3D.
Ao acessar o aplicativo, a pessoa opta uma cor para o fundo. Depois, nomeia a amiga que receberá o carinho e escolhe três fotos nos álbuns dessa mamãe. Para cada foto, ela escolhe um desejo entre as palavras previamente listadas, como: carinho, cuidado, atenção, saúde, bom parto. As fotos montam um móbile em 3D na tela para ela poder mexer, e os desejos aparecem abaixo da foto, como se fosse uma Polaroid.
O usuário pode salvar o móbile e enviar para a amiga na versão animada, por meio de um post no mural do Facebook.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,068,633 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.603 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852