CF PADRE JOSÉ DE AZEVEDO TIUBÁ

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22765-660 | ☎ Telefone: (21) 2427-8852
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Tatiana Rocha | CNES 000000 - ESF: 05 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prontuários vão ter número do Cartão Nacional de Saúde

Prontuários vão ter número do Cartão Nacional de Saúde




A partir desta quinta-feira (1º), os estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a registrar, nos formulários de procedimentos dos pacientes atendidos, o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Inicialmente, este registro será feito para atendimentos considerados de média e alta complexidade, como internações, transplantes, quimioterapia, hemodiálise, entre outros. Este número será cadastrado por um profissional do estabelecimento de saúde (ambulatorial ou hospitalar) em que o paciente for atendido. Em caso de internação, o registro deverá ser feito até a alta hospitalar; ou seja, a assistência ao paciente que ainda não possuir o número do Cartão deverá ser prestada sem qualquer prejuízo ao atendimento.
A meta do governo federal é que todos os brasileiros tenham o Cartão Nacional de Saúde ou o número do documento até 2014. O objetivo é que o histórico dos atendimentos prestados ao paciente esteja registrado em um única base nacional de dados, permitindo o acesso a estas informações por qualquer unidade de saúde. “Ao receberem um paciente que já possui o Cartão, os estabelecimentos de saúde deverão registrar o número do CNS no formulário de atendimento em três momentos: ou no ato da admissão do paciente ou durante a internação ou até a alta hospitalar”, explica o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, ao reforçar que a assistência deverá ser garantida a todos os usuários do SUS.
“Nos casos em que o paciente não souber informar o número do Cartão, a unidade de saúde deverá fazer a consulta deste número no site do Departamento de Informática do SUS (Datasus)”, acrescenta Monteiro. “Este registro é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas no CNS, poderemos acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde. Além disso, poderemos organizar ainda mais a rede de atendimento e a oferta dos serviços de saúde em todo o país”, afirma Odorico Monteiro.
REGISTRO– O número do Cartão Nacional de Saúde deverá ser registrado, pelos profissionais de saúde, em um campo específico nos formulários de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e de Procedimento de Alta Complexidade (APAC) como também no Boletim de Produção Ambulatorial Individualizada (BPA-I). “Desta forma, a Rede SUS passa a contar com uma espécie de ‘chave de acesso’ às informações de todos os pacientes que passarem pelo Sistema Único de Saúde, em território nacional”, observa o secretário Odorico Monteiro.
O prazo para início da obrigatoriedade do registro do número do CNS nos formulários de atendimento foi definido em julho do ano passado por meio da Portaria 763/11, quando foi estabelecido um período para que os gestores do SUS se adaptassem a esta nova diretriz de gestão. A medida faz parte do esforço do Ministério da Saúde em oferecer atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade dos serviços prestados pelas unidades públicas de saúde. “Este é mais um grande passo no processo de consolidação de uma articulada rede de assistência aos brasileiros”, completa Monteiro.
PLANO DE SAÚDE – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definirá, juntamente com o Ministério da Saúde e as operadoras de planos de saúde, o formato mais adequado para que as seguradoras façam o registro de seus usuários no cadastro do Cartão Nacional de Saúde (CNS). A ANS reforça que o atendimento a todos os beneficiários de planos de saúde está garantido independentemente da apresentação ou não do CNS.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ginástica Laboral exercício e descontração

Ginástica Laboral exercício e descontração






Embora as primeiras manifestações de atividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, a Ginástica Laboral é um ramo relativamente novo para a maioria das empresas.


Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.



Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. 



O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:



  • Trabalham a reeducação postural,



  • Aliviam o estresse,



  • Diminuam o sedentarismo;



  • Aumentam o ânimo para o trabalho;



  • Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;



  • Aumentam a integração social;



  • Melhoram o desempenho profissional;



  • Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;



  • Previne lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).



  • Diminui a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.



  • Para as empresas, a incorporação da Ginástica Laboral pode trazer muitos benefícios como:



  • Redução de faltas dos funcionários;



  • Aumento da produtividade;



  • Redução de quedas;



  • Maior integração da equipe etc.


  • Fonte:terra


    Vacina: o fiel amigo de seu filho

    Vacina: o fiel amigo de seu filho






    Sabe aquele irmão mais velho que não deixava ninguém chegar perto de você para tentar te machucar? Muitos não tiveram uma figura na família que o defendesse com unha e dentes, mas todos têm um “amigo do peito” chamado vacina.
    A vacina é muito mais que um simples parceiro. Ela é amiga pra toda hora, pois oferece imunização, protegendo crianças, adultos e idosos contra diversas doenças causadas por vírus e bactérias.
    Mas por que a vacina é tão eficaz e imprescindível para uma vida saudável de um bebê, por exemplo? Muito simples. A vacina é feita com os próprios microrganismos que causam as doenças, porém sem poderes de ataque. Com isso, a pessoa passa a ter anticorpos já conhecidos das doenças, facilitando na queda-de-braço com a enfermidade.
    A vacina inibe o desenvolvimento da doença, pois forma anticorpos contra ela, mesmo se entrar em contato com o microorganismo “forte” da doença.
    Portanto, vacinar seu filho é mais que uma questão de preocupação com a saúde do pequeno. É uma forma de demonstrar amor e proteção. Só dessa forma ele estará protegido contra doenças que nem sempre têm cura. Todos os anos, 3 milhões de vidas são salvas por causa das vacinas.
    Quer mais vantagens da vacina? - As vacinas são mais eficazes no controle das doenças do que a medicação usada para a cura, além de serem um método mais barato para controle da saúde pública.
    Outro ponto importante das vacinas é fazer com que os microorganismos não fiquem resistentes aos antibióticos. Quanto maior o uso das vacinas, menor o número de casos de doenças, menor a quantidade de antibiótico usada e, assim, menor o número de microorganismos mutantes resistentes ao remédio.
    Lembre-se, mamãe: por mais importante que seja a vacina, nunca deixe de levar seu filho a um pediatra. O médico do seu filho é o profissional mais aconselhado para indicar quando e qual vacina aplicar.
    Toda criança precisa de “vacina” de carinho eterno. Por isso, pais, sigam rigorosamente o calendário de vacinação e não percam datas importantes de vacinação. Seu filho merece ter saúde para viver feliz!


    Você realmente sabe usar a camisinha? Confira os erros mais comuns

    Você realmente sabe usar a camisinha? Confira os erros mais comuns



    A camisinha é o método contraceptivo mais usado em todo mundo. Além de ajudar a evitar gravidezes indesejadas, a camisinha protege contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Mas para que ela seja eficaz, é extremamente importante que ela seja usada corretamente.
    Um artigo publicado no periódico Sexual Health fez uma revisão de 50 estudos que abordavam erros de uso da camisinha em todo mundo. Confira a lista abaixo:
    1 – Colocar a camisinha após a relação sexual ter sido iniciada – entre 17% e 51,1% dos participantes dos estudos já tiveram essa atitude.
    2 – Remoção antecipada – entre 13,6% e 44,7% dos participantes já removeram a camisinha antes de a relação ter terminado.
    3 – Desenrolar a camisinha antes de colocá-la no pênis – entre 2,1% e 25,3% das pessoas disseram desenrolar completamente o preservativo antes de colocá-lo.
    4 – Não deixar espaço na ponta – o reservatório de sêmen deve ser pressionado levemente no momento da aplicação. Bolsas de ar podem romper a camisinha, e entre 24,3% e 45,7% das pessoas disseram não ter esse cuidado.
    5 – Não remover o ar dentro da camisinha – 48,1% das mulheres e 41,6% dos homens não removeram o ar presente na ponta da camisinha antes de iniciar a relação.
    6 – Virar a camisinha ao avesso – entre 4% e 30,4% dos participantes disseram virar a camisinha ao avesso, expondo o parceiro a fluídos corporais.
    7 – Não desenrolar a camisinha inteiramente - 11,2% das mulheres e 8,8% dos homens disseram já ter iniciado uma relação sexual sem ter desenrolado completamente o preservativo.
    8 – Exposição a objetos pontiagudos – entre 2,1% e 11,2% das pessoas já abriram o pacote de camisinha com objetos pontiagudos, como tesouras, ou já expuseram o látex a objetos afiados de outras formas.
    9 – Não procurar por danos ao preservativo – 82,7% das mulheres e 74,5% dos homens não avaliaram a presença de danos à camisinha antes de iniciar a relação.
    10 – Falta de lubrificação – entre 16% e 25,8% dos participantes já utilizaram preservativos sem lubrificação (o que aumenta as chances de ocorrer um rompimento).
    11 – Lubrificantes errados – em 4,1% das relações sexuais as pessoas utilizaram lubrificantes inadequados a esse uso, o que pode comprometer a camisinha.
    12 – Retirada incorreta – em 57% das relações, a camisinha foi retirada incorretamente após a ejaculação.
    13 – Reaproveitamento da camisinha – entre 1,4% e 3,3% dos participantes dos estudos há haviam utilizado um mesmo preservativo pelo menos duas vezes durante um encontro sexual.
    14 – Armazenamento incorreto - entre 3,3% e 19,1% das pessoas já armazenaram camisinhas de formas inadequadas (que não seguiam as recomendações informadas no pacote).
    A camisinha, quando usada corretamente, tem 98% de eficácia na prevenção da gravidez. Erros como os mostrados acima aumentam as chances de que ocorram vazamentos e rompimentos, causando gravidezes não planejadas e a transmissão de doenças.
    Fonte: Live Science 24 de fevereiro de 2012

    CF JAT no Twitter e Facebook

    CF JAT no Twitter e Facebook


    A CFJAT está super antenada nas redes sócias e não poderia ficar de fora de duas das maiores. São elas: o Facebook e o Twitter.

    Então não perca tempo e acompanhe todas as notícias, tire dúvidas e nos dê sugestões através destas ferramentas tão uteis nos dias de hoje.

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100003554883615

    https://twitter.com/#!/CF_JAT

    segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

    Compradores compulsivos precisam de tratamento específico

    Compradores compulsivos precisam de tratamento específico



    Comprar compulsivamente é um distúrbio psicológico que deve ser tratado adequadamente. O problema apresenta-se de diferentes formas nos portadores de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e de Transtorno Bipolar.
    Segundo pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), devido aos sintomas distintos apontados pelos compradores compulsivos, é necessário o desenvolvimento de novos tratamentos, voltados especificamente para os portadores desse distúrbio. Atualmente, os compradores compulsivos são tratados com os mesmos métodos utilizados no tratamento do TOC e do transtorno bipolar.
    A psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky aplicou questionários a 85 pacientes e verificou que a principal característica do comprador compulsivo é uma falha em resistir ao impulso de comprar, o que pode levar a prejuízos para própria pessoa e para familiares e amigos. “O paciente apresenta uma deficiência no planejamento de suas ações e impulso de aquisição excessiva”, explica Tatiana. “Desta forma, o comprador compulsivo não pensa nas consequências dos seus atos a longo prazo, levando em conta apenas a satisfação do momento de comprar”.
    De acordo com Tatiana, a instabilidade afetiva que pacientes com transtorno bipolar pode fazer com que comprem compulsivamente em uma determinada fase da doença. Contudo, isso não faz deles compradores compulsivos, pois nesses últimos a compra não é motivada por variações no humor.
    “A única aproximação verificada entre portadores de TOC e compradores compulsivos é a aquisição compulsiva, sintoma que está relacionado com o transtorno de armazenamento compulsivo ou hoarding”, diz a psicóloga, que explica que apesar dessa interface em comum, as características mais comuns apontadas nos dois transtornos são muito diferentes.
    Segundo Tatiana, as principais características dos compradores compulsivos são a falta de planejamento e o impulso de aquisição excessiva, sintomas próprios do distúrbio, independente dos verificados em outros transtornos. “Isso deve ser considerado pela Medicina para desenvolver tratamentos específicos para a compra compulsiva e não aplicar os métodos já utilizados nos pacientes de TOC e Transtorno Bipolar”, finaliza.
    Fonte: Agência USP, 23 de fevereiro de 2012

    Carboidratos lentos beneficiam a saúde do coração

    Carboidratos lentos beneficiam a saúde do coração



    Carboidratos lentos, como os encontrados em ovos, carnes, legumes, lentilhas, brócolis e ervilhas, podem ser beneficiais ao coração, afetando um composto do sangue que está associado a doenças desse órgão.
    Os alimentos que contém carboidratos lentos são digeridos mais lentamente pelo estômago, quando comparados a alimentos que contém carboidratos rápidos (como frutas, farinha, pão, batatas e arroz).
    Pesquisadores do centro de pesquisa de câncer Fred Hutchinson, em Seattle nos Estados Unidos, realizaram um estudo, observando a proteína c-reativa, que é um marcador de inflamação.
    A proteína foi encontrada em níveis mais baixos entre 40 pessoas obesas ou acima do peso que estavam seguindo padrões de dieta de carboidratos lentos.
    “A fonte do carboidrato realmente faz a diferença”, explica a pesquisadora Marian Neuhouser. Ela aconselha que consumidores escolham alimentos integrais.

    A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Nutrition.

    Fonte: UPI 23 de fevereiro de 2012

    Mães vão avaliar qualidade do atendimento recebido no SUS

    Mães vão avaliar qualidade do atendimento recebido no SUS



    Ministério da Saúde avaliará a qualidade dos serviços prestados às gestantes assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de abril, a Ouvidoria do SUS vai realizar contatos telefônicos com as mulheres que tiveram filhos durante o mês de abril com perguntas sobre qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto e pós-parto. A Portaria 133, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27), é resultado de projeto piloto realizado pela Ouvidoria Geral do SUS em Porto Alegre (RS) em novembro do ano passado.
    Os números dos telefones serão obtidos nos formulários de Autorização para Internação Hospitalar (AIH), instrumento utilizado pelo Ministério da Saúde para avaliar as ações e serviços do SUS. A AIH, preenchida pelos profissionais de saúde no momento da internação, é ferramenta essencial para a gestão dos hospitais e controle de gastos públicos e integra o Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), que fornece os dados de quais e quantos procedimentos hospitalares foram realizados, além dos recursos repassados aos estados e municípios para pagamento ao hospital, com regras e critérios pactuados.
    Segundo o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, a ação é inédita e faz parte da estratégia da Rede Cegonha, lançada ano passado pelo governo federal. “O preenchimento do campo TELEFONE, na Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ajudará a analisar como foi realizado o pré-natal, qualidade da assistência oferecida à gestante, o direito do acompanhante, se o atendimento foi adequado, seguro e humanizado. Essas informações são fundamentais para a melhoria da assistência à saúde”, destaca o Secretário.
    Além da avaliação do atendimento às gestantes, a inclusão do campo TELEFONE na AIH possibilitará o aperfeiçoamento na identificação dos usuários, ajudando o Ministério da Saúde a monitorar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.
    Fonte: Neyfla Garcia / Agência Saúde

    O pouco exercício que traz muito benefício

    O pouco exercício que traz muito benefício



    Por falta de tempo, muitas pessoas acabam não praticando os 30 minutos ou mais por dia de exercício recomendado pelos médicos, como caminhadas 5 vezes por semana. Agora, tempo não será mais desculpa para o sedentarismo. Cientistas descobriram o mínimo de tempo que uma pessoa precisa se exercitar para continuar saudável.
    Segundo os estudos da Universidade McMaster em Hamilton, Canadá, 1 minuto de exercício vigoroso, que utiliza por volta de 90% do ritmo cardíaco da pessoa, seguido de 1 minuto de recuperação, repetidos 10 vezes, mantém a sua saúde em dia e ainda podem ajudar pessoas com problemas cardíacos a melhorarem seu coração e artérias. O total de tempo gasto seria de 20 minutos apenas duas vezes por semana. O esquema de intervalos é rigoroso, mas tolerável pelo seu curto período.
    Para a pesquisa, foram chamados homens e mulheres sedentários ou com doenças cardiovasculares. O exercício com intervalos foi realizado em bicicletasergométricas, mas os mesmos resultados podem ser obtidos na esteira ou correndo. Publicado no Journal of Physiology, os resultados apareceram após algumas semanas mostrando que a saúde física e cardíaca dos voluntários havia melhorado.
    Além desses benefícios, exercício vigoroso, como os sprints, eleva a eficácia da insulina e são beneficiais paradiabéticos.
    Se você não frequenta uma academia e não tem acesso a uma bicicleta ergométrica, os pesquisadores indicam tentar elevar a frequência cardíaca a 90% em corridas ladeira acima, seguindo o ritmo de 1 minuto e realizando intervalos para não cansar ou estressar o corpo.
    OBS: se você possui alguma condição física, consulte o seu médico antes de praticar exercícios enérgicos.
    Fonte:Blog da saúde

    domingo, 26 de fevereiro de 2012

    Informações sobre Medicina Aeroespacial - Como seu corpo se comporta em altitude elevada

    Informações sobre Medicina Aeroespacial - Como seu corpo se comporta em altitude elevada



    Informações para Profissionais da Área de Saúde e leigos em geral.

    Os modernos aviões comerciais são pressurizados e muito seguros, e, na maioria dos casos, razoavelmente confortáveis.


    No entanto, todos os voos de curta, média ou longa distância podem causar aos passageiros algum nível de estresse e a alteração nos níveis da pressão parcial de oxigênio nos tecidos pode desencadear mudanças de "transmissões químicas" inter e intracelulares ocasionando "pioras" numa dor, por exemplo...ou simplesmente por efeito mecânico causando dor de ouvido e assim por diante.

    Dentro da aeronave a principal diferença existente entre o ambiente da aeronave para o ambiente do solo é referente à pressurização.

    Ao contrário da crença popular, as aeronaves modernas são não pressurizadas ao nível do mar, deste modo à altitude da cabine durante o voo fica entre 1.524 metros e 2.438 metros (5000 e 8000 pés), isto resulta em redução barométrica, que acarreta algumas adaptações no organismo humano, imperceptíveis para os indivíduos saudáveis, tais como:

    A pressão arterial de oxigênio diminui em media de 98 mmHg para 55 mmHg, na prática significa uma diminuição em torno de 4% na saturação periférica do oxigênio-SO2 %;
    Ocorre dilatação dos gases durante a exposição do organismo humano nesta altitude, em torno de duas vezes no seu volume;
    Baixa umidade, em torno de 10-20%.

    Embora para a grande maioria dos viajantes saudáveis, as adaptações que ocorrem no organismo humano sejam imperceptíveis, estas podem desencadear descompensações para os portadores de doença coronariana, pulmonar, vascular cerebral, e em pacientes anêmicos.

    O guia a seguir descreve o tempo mínimo que é aconselhável para viajar após alguns tratamentos mais frequentes:

    • Cirurgias Abertas de tórax, abdome ou crânio: 10 dias
    • Catarata cirurgias a laser - na córnea: 1 dia
    • Cirurgias oftalmológicas onde houve introdução de gás no olho ou houve descolamento de retina: 6 dias (pois o ar retido nas cavidades expande durante o voo).
    • Amidalectomia: 6 dias
    • Apendicectomia ou cirurgia abdominal fechada: 4 dias
    • Laparoscopias: 2 dias
    • Angioplastia - Se o procedimento é simples e não existe nenhum sintoma: 3 a 5 dias
    • Cirurgia cardíaca: Se você se sentir bem o suficiente e realmente precisar voar, você pode viajar depois de 10 dias, porém é preferível esperar de 4 a 6 semanas.
    • Ataque cardíaco: não devem voar
    • Crise Hipertensiva: 1 dia após estabilização.
    • Asma estável: esse não é geralmente um problema, leve seu medicamento com você.
    • Bronquite crônica, enfisema ou outras formas de doença pulmonar obstrutiva crônica: Se você pode andar (sem oxigênio suplementar) por (50 metros) sem ficar ofegante, você pode voar.
    • Pneumotórax: tem que ser totalmente resolvido, pelo menos, uma semana antes de voar.
    • Diante de qualquer infecção o voo é contra-indicado.
    • Derrame cerebral: desde que os sintomas estejam estáveis: 10 dias.
    • Epilepsia: após 2 dias desde a ultima crise.
    • Ouvido ou sinusite: durante infecção não deve voar.
    • Fraturas: com presença de gesso, após 48 horas do gesso instalado.

    Esta lista não é definitiva e a empresa aérea avaliará cada caso individualmente, de acordo com o médico e, as circunstâncias.
    Em caso de duvida, seja cuidadoso, se existir cirurgia recente ou doença grave é aconselhável não viajar até que tenha autorização médica.

    Consulte seu médico, peça maiores informações ao setor de saúde da cia aérea, e em todos os casos tenha uma boa viagem !

    Créditos: Instrutora Aidee A. S. Romero

    sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

    Na Mídia!

    Na Mídia!


    A inauguração da Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba, continua dando o que falar. Prova disso é a matéria publicada na revista Barra Legal, publicação voltada para toda a região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, São Conrado e Jacarepaguá, com novidades, informações e serviço público. A matéria que ocupou toda uma página mostrou algumas fotos da solenidade de abertura da nossa clínica, acompanhada de um breve texto. Muito bom!

    Quem quiser conferir a matéria é só clicar aqui.




    A influência dos nossos hábitos sobre o câncer

    A influência dos nossos hábitos sobre o câncer



    Sabia que 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientes? Entende-se por fatores ambientes, causas externas ao nosso organismo. Isso quer dizer que a grande maioria dos casos tem origem no nosso estilo de vida, hábitos, costumes da nossa sociedade e cultura e o ambiente em que vivemos.
    Apesar de a nossa genética ser importante, são raros os casos de cânceres causados isoladamente por fatores hereditários e étnicos. A maneira como levamos a vida é muito mais influente nesse ponto.
    Um exemplo de câncer que foi superado principalmente por mudanças ambientais é o câncer de estômago. Hoje em dia, não se ouve falar muito nele, pois se tornou raro. Sabe ao que isso é atribuído? A melhora na manutenção e distribuição de alimentos e uma redução de base de nitratos e salgaduras usados nos métodos de conservação.
    É possível melhorar o ambiente para melhorar a nossa saúde. Aliás, é a nossa responsabilidade cuidar da nossa saúde.
    Em relação aos fatores ambientes que causam o câncer, a INCA disponibilizou algumas dicas para você se proteger:
    • Hábito Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
    • Dieta Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
    • Hábito Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque.
    • Estilo de Vida Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
    • Ambiente Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
    • Hábito Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.
    Fazer pequenas mudanças de hábitos fará uma grande mudança na sua vida.
    Observação: As informações encontradas no Blog da Saúde pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

    Zé Gotinha é o novo Embaixador da Saúde

    Zé Gotinha é o novo Embaixador da Saúde



    Além de conscientizar os pais e as crianças sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, o Zé Gotinha agora vai alertar a todos sobre a importância da prevenção de várias outras doenças. Ele é o novo Embaixador da Saúde e estará atento aos cuidados que a população deve tomar.
    Em seu primeiro trabalho como embaixador, o Zé Gotinha gravou uma entrevista ao programa Viver Bem, de Fifi Fofura. Este é um programa do Mundo do Sítio – o mundo virtual do Sítio do PicaPau Amarelo. Ele falou sobre a dengue e esclareceu o que é mito e o que é verdade no tratamento e na prevenção da doença.

    fonte: Mônica Plaza

    Saúde Pública é tema da Campanha da Fraternidade

    Saúde Pública é tema da Campanha da Fraternidade



    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, nesta quarta-feira (22), da cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade de 2012, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano, a campnha tem como tema a “Fraternidade e Saúde Pública “e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
    Padilha destacou a escolha do tema pela Igreja Católica, ressaltando que a reflexão do assunto durante a quaresma vai provocar o debate entre a sociedade.  “O SUS só é capaz de tomar passos concretos, que enfrente as desigualdades sociais do nosso país, quando o conjunto da sociedade brasileira abraça a ideia de uma saúde com acesso a todos”, ressaltou.
    Durante o evento, o ministro citou os avanços na área da saúde pública, lembrando que o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de ter um sistema universal público e gratuito. “O SUS é hoje a única porta aberta na urgência e emergência para 145 milhões de brasileiros, sendo que uma população bem maior é beneficiada com ações de vigilância sanitária”, ressaltou, destacando como exemplo as campanhas de vacinação, promovidas pelo Ministério da Saúde.
    CAMPANHA - O texto da campanha da fraternidade enumera alguns desafios a serem enfrentados pelo sistema, especialmente com relação ao acesso – com a melhoria no atendimento – e o financiamento da saúde.  “São significativos as conquistas verificadas nas últimas décadas na área da saúde pública, como a redução da mortalidade infantil, a erradicação de doenças infecto-parasitárias e o tratamento da aids, que conta com um sistema elogiado internacionalmente”, observou o secretário Geral da CNBB, bispo Leonardo Ulrich Steiner. Ele explicou que, com a campanha da fraternidade a Igreja quer sensibilizar a todos (sociedade e autoridades) sobre os problemas que o setor ainda enfrenta.

    quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

    Treinamento Vitacare

    Treinamento Vitacare




    Aconteceu na última sexta-feira (17), um treinamento onde todos os ACS`s receberam informações sobre  o Vitacare (prontuário eletrônico), software que permite aos médicos acessar todo o histórico dos pacientes através de computador. Os demais profissionais seguem com o treinamento na próxima quinta feira (23).

    Comidas leves e muita água são essenciais para recuperação depois do carnaval

    Comidas leves e muita água são essenciais para recuperação depois do carnaval



    Dores de cabeça, inchaço, desidratação e fadiga. Esse é o resultado de quase uma semana de folia, com bebida alcoólica, churrascos e frituras durante o feriado do Carnaval. Após tantos exageros é hora de desintoxicar o organismo.
    A nutricionista do Hospital Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Aline Marcadente, conta o que deve ser feito depois da festança: “O ideal seria manter uma alimentação mais natural possível para tentar desintoxicar um pouco esse organismo. Então a importância das frutas, do verde, das saladas coloridas, dos alimentos mais integrais, pão integral da granola, muito líquido, água, chá, suco de fruta natural. Mas é importante procurar manter a hidratação adequada e procurar também ingerir o mínimo de alimentos mais industrializados possível. 
    Reduzir um pouco o teor de sódio dos alimentos também é importante para ajudar nessa desintoxicação.”
    A nutricionista explica ainda que a desintoxição varia de acordo com cada organismo. Segundo ela, existem pessoas mais sensíveis, que demoram um pouco mais para se readaptar. Por outro lado, existem outras que se recuperam mais rápido dos excessos na folia do Carnaval.
    Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

    Incidência de doenças aumenta durante o carnaval

    Incidência de doenças aumenta durante o carnaval


    Na época do carnaval, a população deve se prevenir. Algumas doenças são mais facilmente transmissíveis durante as festividades, devido às multidões e o contato com grandes números de pessoas.
    As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) figuram em diversas campanhas veiculadas durante essa época do ano, visado a prevenção de condições como a AIDS, a hepatite e a herpes. Mas não são apenas as DTSs que preocupam os profissionais da saúde. Também é comum que conjuntivites e viroses respiratórias se tornem mais incidentes.
    De acordo com a oncologista Márcia Amaral, foliões devem estar especialmente atentos a algumas doenças. O HPV e a mononucleose, por exemplo, podem se tornar casos graves, evoluindo para casos de meningite e câncer de boca. Apesar de o risco de que isso aconteça ser pequeno, é importante que as pessoas estejam informadas da possibilidade.
    “Não dá para confiar em quem se aproxima de você, principalmente porque uma doença nem sempre é aparente e você não está imune. Então, qualquer pessoa deve se precaver tanto na busca por vacinas quanto escolher bem com quem vai se relacionar. E se possível evitar o sexo oral, quando aumenta muito o risco”, alerta Amaral.
    Com prevenção e cuidados os dias de carnaval podem ser de diversão, e não um motivo de arrependimento. Caso sintomas apareçam, um médico deve ser procurado.
    Fonte: Assessoria de imprensa da Cehon 

    domingo, 19 de fevereiro de 2012

    Feliz Aniversário!

    Feliz Aniversário!


    Hoje a Clínica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba (CF JAT)  deseja muitas felicidades para a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Elaine Almeida  que completa neste domingo (19) mais um ano de vida. Tim tim para a data especial.

    sábado, 18 de fevereiro de 2012

    Consumo excessivo de energético e viagra pode ser perigoso para o coração

    Consumo excessivo de energético e viagra pode ser perigoso para o coração



    Apesar de ser uma época de comemoração, alegrias e muita descontração, durante o carnaval é registrado um aumento de 20% nos casos de ataques cardíacos e derrames. O motivo são os excessos dos dias de folia. Para curtir a festa sem surpresas, é importante evitar exageros, principalmente para quem já sofre de algum problema cardíaco.
    O cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Stephan Lachtermacher, explica que a mistura de álcool com energéticos pode ser perigosa. ”É preciso começar com a manutenção da medicação. Às vezes a pessoa está lá na folia, na brincadeira, e esquece de tomar os remédios. E isso é uma coisa que não deve acontecer. A outra coisa é prestar atenção na transgressão alimentar: não abusar do churrasco, das bebidas, e principalmente, das bebidas alcoólicas. Também ficar atento para não fazer misturas perigosas de energéticos associados à ingestão de bebida alcoólica e procurar sempre se manter hidratado e ter um período de descanso regular.”
    Segundo o cardiologista do INC, nos dias de carnaval também cresce o uso de remédios para aumentar a capacidade sexual. O especialista explica que essa atitude, somada aos outros abusos, pode ser muito prejudicial à saúde. ”Um dado interessante é a utilização de vasos dilatadores para ter apetite sexual. O que eu estou falando é o sederacil, é o viagra, é o levitra que as pessoas nessa fase do aumento do apelo sexual abusam dessas medicações e aí acabam sofrendo os efeitos colaterais: desde arritmias, crise hipertensiva, enfarto agudo do miocárdio até acidentes vasculares cerebrais”.
    Para manter a saúde do coração, o cardiologista Lachtermacher também recomenda não abusar de alimentos pesados, temperos e frituras.
    Fonte: Hortência Guedes

    Cuidado com as doenças causadas pelo beijo

    Cuidado com as doenças causadas pelo beijo



    O Carnaval é marcado por várias comemorações. Lugares cheios, várias pessoas reunidas para festejar e pular a folia. E é justamente nesse clima que muitas paqueras acontecem. Mas por causa da baixa na imunidade, causada pelos vários dias de pouco sono e muita atividade, aumentam as chances de contrair doenças transmitidas pelo beijo.
    De acordo com o coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins, o contato direto boca a boca pode provocar várias doenças. “Existe a possibilidade de transmissão de hepatite B através de saliva . Hepatite B se transmite muito mais facilmente do que as outras infecções. Se a pessoa estiver com uma lesão em atividade de herpes labial, o contato direto também vai facilitar a infecção. Além disso, tem a doença dita doença do beijo que é a mononucleose e citomegalovirose, que são doenças que ocorrem, principalmente, na idade adulta especialmente no indivíduo adulto jovem e no adolescente.”
    Ricardo Pio Marins explica que para evitar uma baixa muito forte da imunidade, é preciso se alimentar bem, dormir o necessário e se manter hidratado.
    Fonte:Hortência Guedes 

    Infográfico

    10 Grupos de Saúde
    em nossa unidade.
    1,068,633 Metros Quadrados
    é o tamanho da nossa área de abrangência.
    24.603 Usuários
    beneficiados por nossa unidade.

    Como eu Faço

    Como eu Faço
    Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
    Vai Acontecer
    Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
    Conheça esta história
    História contada por um ACS
    Academia Carioca
    Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
    Aqui tem
    Certificado Internacional de Febre Amarela
    Equipe
    Estratégia Saúde da Família
    Equipe
    Estratégia Saúde da Família
    Equipe
    Estratégia Saúde da Família

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

    Funcionamento

    De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

    Telefone

    (21) 2427-8852