CF PADRE JOSÉ DE AZEVEDO TIUBÁ

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22765-660 | ☎ Telefone: (21) 2427-8852
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Tatiana Rocha | CNES 000000 - ESF: 05 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Dia Mundial de Combate ao Tabagismo


Ação educativa realizada no Auditório da Clínica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba reuniu 51 usuários nesta manhã. A ação teve como finalidade conscientizar a população dos malefícios do consumo do tabaco. Os palestrantes foram as duas médicas residentes das Equipes Lagoas e Nova Esperança, Alessandra Braga e Alexandra Paim; os Enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família das Equipes Lagoas e Nova Esperança, Rodrigo Alves e Raquel Cafezeiro; e as duas dentistas Licionete Vicente e Renata Gomes. Foram abordados nas palestras a epidemiologia, consequências para a saúde decorrente do consumo do tabaco, complicações na gravidez e patologias envolvendo a cavidade oral.
Os usuários ao comparecerem às palestras receberam uma bola preta, simbolizando o pulmão de um usuário de nicotina. Durante as palestras, após a explanação sobre os eventos cardiovasculares, foram entregues bolas vermelhas, em formato de coração, como aconselhamento ao cuidado do sistema cardiovascular. Ao término das palestras, foram entregues bolas brancas, enfatizando o esperado para o futuro de quem deseja parar de fumar.

 Alessandra Braga e Rodrigo Alves (profissionais da ESF)
































terça-feira, 29 de maio de 2012

B-Day Liz Ferreira

B-Day Liz Ferreira


Hoje é dia de parabenizar Liz Ferreira, que muda de idade e recebe o carinho e muitas felicitações dos familiares e amigos. Liz  comemora  num clima de muita alegria e é claro, muitos beijos para a aniversariante. Da Clinica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba seguem os nossos sinceros parabéns.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Abuso sexual é o segundo maior tipo de violência

Abuso sexual é o segundo maior tipo de violência

A violência sexual em crianças de 0 a 9 anos é o segundo maior tipo de violência mais característico nessa faixa etária, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono. A conclusão é de um levantamento inédito do Ministério da Saúde, que, em 2011, registrou 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. A violência sexual contra crianças até os 9 anos representa 35% das notificações. Já a negligência e o abandono tem 36% dos registros. Os números são do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) do Ministério da Saúde. O VIVA possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono). Esse tipo de notificação se tornou obrigatório a todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, no ano passado.
Os dados preliminares mostram que a violência sexual também ocupa o segundo lugar na faixa etária de 10 a 14 anos, com 10,5% das notificações, ficando atrás apenas da violência física (13,3%). Na faixa de 15 a 19 anos, esse tipo de agressão ocupa o terceiro lugar, com 5,2%, atrás da violência física (28,3%) e da psicológica (7,6%). Os dados apontam também que 22% do total de registros (3.253) envolveram menores de 1 ano e 77% foram na faixa etária de 1 a 9 anos. O percentual é maior em crianças do sexo masculino (17%) do que no sexo feminino (11%).
A maior parte das agressões ocorreram na residência da criança (64,5%). Em relação ao meio utilizado para agressão, a força corporal/espancamento foi o meio mais apontado (22,2%), atingindo mais meninos (23%) do que meninas (21,6%). Em 45,6% dos casos o provável autor da violência era do sexo masculino. Grande parte dos agressores são pais e outros familiares, ou alguém do convívio muito próximo da criança e do adolescente, como amigos e vizinhos.
“Todos os dias milhares de crianças e adolescentes sofrem algum tipo de abuso. A denúncia é um importante meio de dar visibilidade e, ao mesmo tempo, oportunizar a criação de mecanismos de prevenção e proteção. Além disso, os serviços de escuta, como o disque-denúncia, delegacias, serviços de saúde e de assistência social, escolas, conselhos tutelares e a própria comunidade, devem estar preparados para acolher e atender a criança e o adolescente”, afirma a diretora de análise de situação em saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta. “Este assunto deve ser debatido incansavelmente nas escolas, comunidades, família, serviços de saúde, entre outros setores da sociedade”, ressalta.
MONITORAMENTO – Os dados do VIVA, que foi implantado em 2006, são coletados por meio da Ficha de Notificação/Investigação individual de violência doméstica, sexual e/ou outras violências e é registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Qualquer caso, suspeito ou confirmado, deve ser notificado pelos profissionais de saúde. “É importante lembrar que o ato de notificar é um exercício de cidadania que garante direitos de crianças e adolescentes e possibilita o planejamento e avaliação de políticas públicas de atendimento e enfrentamento das violências”, lembra Deborah Malta.
Em janeiro de 2011, o Ministério da Saúde universalizou a notificação de violências doméstica, sexual e outras agressões para todos os serviços de saúde, incluindo todas elas na relação de doenças e agravos, que são registradas no SINAN. Também se fortaleceu a ampliação da Rede de Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde. Esses núcleos têm financiamento do Ministério da Saúde e são responsáveis, por meio das secretarias de saúde, por implementar ações de vigilância e prevenção de violências, identificar e estruturar serviços de atendimento e proteção às crianças e adolescentes em situação de risco. Só neste ano, o Ministério da Saúde já investiu R$ 25 milhões para as secretarias estaduais e municipais de Saúde para o desenvolvimento de ações de vigilância e prevenção de violências.
QUADRO 1 – Maiores violências na faixa etária de 0 – 9 anos
Tipo de violência
Percentual
Negligência ou abandono
36%
violência sexual
35%
Fonte: VIVA SINAN/SVS/MS – 2011 (dados preliminares).


QUADRO 2 – Maiores violências na faixa etária de 10 – 14 anos

Tipo de violência
Percentual
Violência física
13,3%
violência sexual
10,5%
Fonte: VIVA SINAN/SVS/MS – 2011 (dados preliminares).


QUADRO 3 – Maiores violências na faixa etária de 15 – 19 anos

Tipo de violência
Percentual
Violência física
28,3%
Violência psicológica
7,6%
Violência sexual
5,2%
Fonte: VIVA SINAN/SVS/MS – 2011 (dados preliminares).

terça-feira, 22 de maio de 2012

Planejamento familiar Métodos anticoncepcionais (contraceptivos)

Planejamento familiar Métodos anticoncepcionais (contraceptivos)






Na ultima segunda feira (21), a equipe lagoas deu continuidade a grupo de planejamento familiar, na clinica da família Pe José de Azevedo Tiúba, dessa vez falando sobre métodos  anticoncepcionais (contraceptivos).
A prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas.
Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em: comportamentais, de barreira, dispositivo intra-uterino (DIU), métodos hormonais e cirúrgicos.
A escolha do método contraceptivo deve ser sempre personalizada levando-se em conta fatores como idade, números de filhos, compreensão e tolerância ao método, desejo de procriação futura e a presença de doenças crônicas que possam agravar-se com o uso de determinado método. Como todos os métodos têm suas limitações, é importante que saibamos quais são elas, para que eventualmente possamos optar por um dos métodos. Todavia, na
orientação sobre os métodos anticoncepcionais deve ser destacada a necessidade da dupla proteção (contracepção e prevenção as DST e HIV/AIDS), mostrando a importância dos métodos de barreira, como os preservativos masculinos ou femininos.







Reunião com os farmacêuticos

Reunião com os farmacêuticos


Aconteceu no dia 22/05 a reunião com os farmacêuticos das Unidades com Estratégia de Saúde da Família, juntamente com os farmacêuticos dos Centros Municipais de Saúde da área. Neste encontro, houve a apresentação dos farmacêuticos da ESF para os farmacêuticos dos CMS, sendo mostrado o funcionamento das farmácias nessas Unidades e todo processo de trabalho. No dia 26/05 será a vez dos Centros Municipais de Saúde apresentarem para os farmacêuticos das Unidades com ESF o funcionamento das farmácias nessas Unidades. Essa troca será muita produtiva, uma vez que serão avaliados os pontos positivos e negativos de cada processo de trabalho para assim ocorrer possíveis melhorias.

Fonte: oticsbarra

22 de Maio : Dia do abraço

22 de Maio : Dia do abraço


"Abraço é aconchego, é doação de amorosidade, produz deleite na alma, não requer mérito, apenas 

vontade.


De braços abertos, doamos tempo, tocamos o outro, consolamos, damos conforto.


Deixamos-nos tocar, somos acariciados, humanizamo-nos nos braços uns dos outros ao sermos abraçados!



Abraço é alento, é carícia de afeto, é efusão de alegria, é uma forma de aceitação exercida em plena 


cordialidade.


Dificilmente não sorrimos enquanto abraçamos, abraços nos desarmam, nos aproximam do outro, nos trazem


felicidade!


Abraços são demonstrações de respeito, de admiração e de estima. são celebrações de encontros ou de 


reencontros ansiosamente esperados. Na chegada ou na despedida, recorremos sempre ao abraço! Abraços 

são poesias que transbordam da alma da gente, que nos enchem de vida, que animam e reanimam 

continuamente!


Abraços são emissões coloridas com as cores das idas e vindas saudadas nas relações que mantemos. 



Abraços são argumentos daquilo que a fala não pode expressar.



Abraços são momentos únicos, um jamais será igual ao outro,


por isso é tão bom abraçar!


Abraços não têm preço, ninguém os poderia pagar!



Abraços têm valores que entendemos com o coração,mas que jamais poderemos explicar."


(Luciana Rodrigues)

domingo, 20 de maio de 2012

Ação temática educativa sobre Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial

Ação temática educativa sobre Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial























Seguindo as tendências epidemiológicas que apontam para o aumento da expectativa de vida da população brasileira, e, por conseguinte, incremento da mortalidade por doenças cardiovasculares, a Clínica de Família Pe. José de Azevedo Tiúba realizou, na última terça-feira, dia 08 de maio de 2012, ação temática educativa versando sobre Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial.
Participaram do ciclo de palestras 60 pessoas, com idade entre 23 e 86 anos, todos em acompanhamento clínico na unidade. Os palestrantes responsáveis pela ação educativa foram as Médicas Residentes Dra. Alessandra Braga e Dra. Alexandra Paim e os Enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família Rodrigo Alves e Raquel Cafezeiro.
Somaram-se às palestras - cujos temas versaram sobre a completa sintomatologia e apoio diagnóstico e terapêutico às duas entidades nosológicas – a aferição de pressão arterial, o hemoglicoteste e as aferições das medidas antropométricas com o cálculo do IMC (índice de massa corporal).
É importante salientar a importância do diagnóstico precoce e tratamento instituído logo no início do quadro clínico. Medidas não-farmacológicas, como atividades físicas regulares, por pelo menos 30 minutos, 03 vezes por semana, aliada a uma alimentação balanceada, pobre em gorduras saturadas e carboidratos complexos, contribuem para o controle do peso corporal e para o fortalecimento do sistema cardiovascular, dentre os inúmeros benefícios oferecidos pela manutenção de um estilo de vida saudável.

Dra. Alessandra Braga
Médica Residente da Equipe Lagoas

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,068,633 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.603 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852