CF PADRE JOSÉ DE AZEVEDO TIUBÁ

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22765-660 | ☎ Telefone: (21) 2427-8852
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Tatiana Rocha | CNES 000000 - ESF: 05 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico








Aconteceu na manhã do dia 25 de junho, no Centro de Cultura e Convivência da Clinica da Família Padre José de Azevedo Tiúba, uma reunião com o subsecretário de atenção primária, vigilância e promoção da saúde , Dr. Daniel Soranz,  com o coordenador da CAP 4.0,  Dr. Leonardo El-Warrak  além de membros da Coordenação da AP 4.0, Gerentes/ diretores das unidades e profissionais das equipes de saúde.

O objetivo da reunião foi  discutir o Planejamento Estratégico e a apresentar a Avaliação das Unidades.

sábado, 16 de junho de 2012

TODOS CONTRA ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS!

TODOS CONTRA ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS!











Aconteceu na ultima sexta feira (15), na clinica da da família Pe. José de Azevedo Tiúba, um evento para comemorar o dia mundial contra abusos e maus trato aos idosos. Na ocasião houve palestras e conscientização  com assuntos relacionados, e depois de assunto tão sério, um bingo para descontrair onde os idosos puderam se divertir e ganhar prêmios seguindo de um delicioso chá da tarde.

Os dez mandamentos contra abusos e maus tratos em idosos!

1- Dignidade. Os idosos devem ser tratados com respeito.
2- Ação imediata, quando detectar sinais de ferimentos sofridos pelos idosos, por abuso e negligência.
3- Personalizar o seu ambiente. Adaptar o espaço para garantir a independência dos idosos.
4- Responder ao desejo de satisfazer as necessidades de saúde dos idosos.
5- A boa qualidade da alimentação, de acordo com gostos e necessidades dos idosos.
6- Respeitar a privacidade dos idosos.
7- Promover a manutenção ou a recuperação do máximo de autonomia dos idosos.
8- Auxílio de cuidadores e familiares para facilitar a mobilização, higiene e limpeza nos idosos.
9- Envolver as famílias no cuidado e na tomada de decisão compartilhada.
10- Inclusão social. Evite, nos idosos, isolamento e solidão.

sábado, 9 de junho de 2012

Dia Nacional de Imunização: saiba mais sobre o calendário de vacinação

Dia Nacional de Imunização: saiba mais sobre o calendário de vacinação



Hoje é o Dia Nacional de Imunização.  E o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, tem muito que comemorar. O programa nasceu em 1973 com o objetivo de coordenar as ações de imunizações no Brasil. Mas há quase quatro décadas, vem mudando a história do país.  Ao longo do tempo, sua atuação apresentou avanços consideráveis e hoje, é parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a coordenadora do PNI, Carla Domingues, o Ministério da Saúde disponibiliza por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) 42 imunobiológicos (vacinas e soros) que estão disponíveis em 34 mil salas de vacinas existentes no país. “É muito importante que as pessoas procurem um posto de saúde, se protejam e mantenham o cartão de vacinação atualizado, pois a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças, como sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, entre outras”, explica Carla.
Cada vacina segue um esquema diferenciado, por isso é necessário que o paciente complete o ciclo determinado por cada uma. “Existem vacinas que necessitam de uma dose, outras de duas ou três. Apenas com o esquema completo, a pessoa vai estar devidamente imunizada, pois o organismo vai criar anticorpos em níveis adequados e a vacina terá uma eficácia em torno de 95 a 100%. Um exemplo é a hepatite B: você toma uma dose, depois de trinta dias outra e com seis meses, você toma a terceira dose. Mas infelizmente, muitos se esquecem da terceira dose”, explica.
A cobertura vacinal do PNI engloba diferentes faixas etárias. “Vale ressaltar que os postos de vacinação não disponibilizam apenas vacinas para crianças, mas também para os adolescentes, idosos, para a família toda”, afirma Carla.
A vacina contra meningite C, por exemplo, é administrada em duas doses aos 3 e 5 meses de idade, com intervalo entre as doses de 60 dias, e mínimo de 30. O reforço é recomendado preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Outro exemplo é vacina contra febre amarela, onde é indicada uma dose aos residentes ou viajantes para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A população indígena também está dentro do PNI, onde são oferecidas diversas vacinas para diferentes faixas etárias.
As viagens internacionais não ficam de fora. Todos aqueles que pretendem visitar outros países devem estar vacinados contra o sarampo e a rubéola. Os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo e rubéola, podendo contribuir a reintrodução dessas doenças no Brasil. É importante que os viajantes não vacinados recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida. A vacina tríplice viral, disponível pelo SUS, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba.
Evolução - O esquema de vacinação do Brasil tem crescido a cada ano. Em 1992, por exemplo, o PNI disponibilizava 12 tipos de vacinas e atualmente, esse número subiu para 14. Outra conquista foi a manutenção da erradicação da poliomielite e do sarampo e a eliminação do tétano neonatal. Além disso, doenças como difteria, coqueluche, tétano acidental, hepatite B, meningites, febre amarela, formas graves da tuberculose, rubéola e caxumba também foram controladas em alguns estados brasileiros.
Doses – A cada ano, o Ministério da Saúde aumenta sua cobertura vacinal. Carla lembra que, em 2006, foi incluída no calendário do Ministério a vacina contra o rotavírus, e em 2010, doses para meningite C conjugada. “Neste ano, estaremos introduzindo a pentavalente e a pólio inativada no calendário. O PNI é um programa que está sempre crescendo no sentido de ampliar a oferta de imonubiológicos para a população brasileira. Lembrando também que o Brasil é o país que mais oferece vacinas gratuitas por meio da rede pública”, comemora.
Curiosidades - O último caso de varíola notificado no Brasil foi em 1971 e, no mundo em 1977 na Somália.
Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 22 anos e do sarampo, há dez anos no Brasil.
Karolline Soares / Blog da Saúde 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

CF JAT Certificada!

CF JAT Certificada!































A Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba está em festa. O motivo foi o recebimento do selo e título de “Unidade Amiga do Envelhecimento Ativo”, devido a grande participação e atividades voltadas para os idosos da comunidade Gardênia Azul.
A clinica recebeu durante a última quarta-feira(06), a visita da equipe CRCQ (Certificação de Reconhecimento de Cuidados de Qualidade) onde realizaram a vistoria nas instalações; e também uma palestra de orientação para cuidadores de pessoas idosas aos profissionais da mesma.
A partir de agora, a CFJAT é exemplo e modelo de atendimento ao idoso. Parabéns para todos os profissionais que colaboram diariamente para mais essa conquista. 




06/06 Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça importância da prevenção

06/06 Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça importância da prevenção


Comemora-se hoje o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Com capacidade para identificar quatro doenças – hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística e doença falciforme –, ele é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido por meio de um único furinho, feito de forma rápida e quase indolor para o bebê.
Ministério da Saúde investe anualmente, em média, R$ 52 milhões, mas a meta é que esse valor chegue a R$ 120 milhões. Todos os estados contam com Serviços de Referência em Triagem Neonatal e postos de coleta (de sangue) para realização do teste – são 30 serviços de referência e 17.854 postos. O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, destaca que o Teste do Pezinho, obrigatório no país, é a primeira etapa da triagem neonatal. “O teste é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de algumas doenças a tempo de interferir na evolução delas, por meio do tratamento precoce específico, permitindo a diminuição ou a eliminação das sequelas associadas a cada uma”, destaca o secretário.
No ano passado, 2.861.868 crianças realizaram o Teste do Pezinho. Desse total, 62,11% das crianças tiveram acesso aos serviços de saúde para coleta sanguínea no período ideal (até sete dias de nascido). Em 2004, apenas 44,85% das crianças tiveram a coleta realizada no período adequado.
O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, detalha o que o Teste do Pezinho pode prevenir: “O Teste do Pezinho é o que há de mais importante dentro da medicina preventiva, porque permite diagnosticar doenças que se não tratadas precocemente, podem desenvolver sérios problemas às crianças. Por exemplo, se o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria não forem diagnosticadas logo e tratadas, as crianças podem desenvolver deficiência mental”.
Triagem Neonatal – Além do Dia Nacional do Teste do Pezinho, nesta quarta-feira também se comemora os 11 anos do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). O PNTR, no qual se realiza o Teste do Pezinho, alcançou 83% das crianças que nasceram no ano passado. Em 2000, o índice de cobertura nacional era de 56%. O PNTN abrange, além da realização dos exames e detecção precoce de doenças, o acompanhamento e o tratamento dos pacientes. Em dez anos foram realizados mais de 28 milhões de exames no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O intuito do programa é expandir e qualificar os serviços nos estados e incluir, gradativamente, exames e tratamento para duas novas doenças – Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase, com início de triagem em 2013.
Segundo Guilherme Genovez, é preciso estruturar os serviços para que todos os estados tenham condições de realizar o diagnóstico das seis doenças até 2014. Ele afirma que incluir o diagnóstico da Hiperplasia Adrenal Congênita, por exemplo, é de extrema importância porque, se não diagnosticada nas duas primeiras semanas de vida, pode levar à morte da criança. “Isso não pode mais acontecer. Estamos trabalhando na extensão do Programa de Triagem Neonatal, mas isso também depende dos gestores locais. É importante que a sociedade cobre dos secretários estaduais e municipais de saúde a implementação dessas políticas no estado, porque o Governo Federal está fazendo a parte dele”, alerta.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

B-Day Dayane Ribeiro

B-Day Dayane Ribeiro



Hoje é dia de comemorar o aniversário de Dayane Ribeiro.  Onde comemora a data ao lado de amigos e familiares. Desejamos mais um ano de paz, amor, saúde e sucesso. Que sua estrela continue a brilhar alegrando a todos por onde passa.

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,068,633 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.603 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852