quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Amamentação ajuda a prevenir a obesidade


A pesquisa Vigitel, divulgada em abril deste ano, mostrou que 49% da população brasileira têm excesso de peso. Um fator preocupante para a saúde do País, mas que pode ter a realidade contornada com a adoção dos brasileiros de hábitos saudáveis. E um dos primeiros passos para a prevenção da doença é a amamentação. A maioria dos estudos que avaliaram a relação entre obesidade em crianças maiores de três anos e tipo de alimentação no início da vida constatou menor freqüência de sobrepeso em crianças que haviam sido amamentadas.
Segundo a nutricionista da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Gisele Bortolini, as pesquisas nacionais mostram que 30% das crianças brasileiras de cinco a nove anos têm excesso de peso, reflexo do consumo precoce de refrigerante e salgadinhos antes do primeiro ano de vida.
“A alimentação que a criança recebe dos seis meses aos dois anos é extremamente importante para a prevenção da obesidade porque é nessa fase da vida que os hábitos alimentares são formados. Não se recomenda que a criança, antes dos dois anos, receba alimentos como bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes. Se a criança receber esses alimentos nesse período, é bem provável que ela vai formar um hábito de comer alimentos ricos em açúcar”, explica a nutricionista.
Fatores genéticos também podem favorecer a obesidade. Entretanto, bebês de famílias obesas podem, sim, não desenvolver a doença. “Claro que existe também um componente genético que favorece. Mas o ambiente também determina. A criança pode até ser filha de uma família obesa, só que se ela for exposta a um ambiente saudável, ela pode não ter obesidade. Agora se ela for exposta a um ambiente extremamente obesogênico, que provavelmente é o ambiente que os pais vivem, ela tem um risco aumentado de ter a doença”, ressalta a nutricionista.A recomendação é que a criança mame no peito até os seis meses de vida de forma exclusiva e depois ela continue recebendo leite materno até os dois anos. Aos seis meses ela precisa receber outros alimentos, porque o leite materno não é mais suficiente. “Aí a criança tem que receber alimentos da forma mais natural possível: nos lanches elas têm que comer frutas e durante o almoço e jantar, arroz, feijão e carne. Claro que a consistência tem que ser adaptada. Ou seja, precisa ser amassada nos primeiros meses”, destaca Gisele.
  • Mônica Plaza / Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852