Você provavelmente já deve ter ouvido nas rádios vozes de artistas falando sobre a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Famosos como os cantores Bel (Chiclete com Banana), Péricles (Exaltasamba), Sidney Magal e Cláudia Leitte, resolveram ajudar a convocar a população a se vacinar.
Toda essa mobilização é feita para lembrar que até o dia 25 de maio pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas precisam procurar o posto de saúde mais próximo de casa para se vacinar contra gripe.
Balanço parcial da Campanha de Vacinação Contra a Gripe mostra que 12,2 milhões de pessoas em todo o país já estão imunizadas, o que representa 41% de cobertura vacinal. Os números foram atualizados até a manhã de ontem (17).
Definição do público-alvo – A escolha dos grupos foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil estudos epidemiológicos evidenciaram que estes grupos são mais atacados pela gripe, podendo apresentar complicações que podem evoluir para óbito. Ao vacinar o grupo prioritário os resultados são sentidos em toda a sociedade, uma vez que se quebra a cadeia de transmissão do vírus da doença.
A vacina contra a gripe é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Brasil e hemisfério Sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). A gripe é diferente do resfriado. É uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus influenza e com tendência de se disseminar facilmente.
0 comentários:
Postar um comentário