terça-feira, 24 de setembro de 2013

Into realiza o décimo mutirão de cirurgias de 2013

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realiza nesta segunda-feira e terça-feira (dias 23 e 24), o 10º mutirão de cirurgias de 2013, para tratar as lesões que afetam a articulação do joelho e eliminar a lista de espera pelo procedimento, através da artroscopia de joelho, cirurgia menos invasiva, realizada por vídeo para corrigir as lesões de menisco e de cartilagem. O procedimento será realizado pelo Centro de Medicina Esportiva.
“Queremos contribuir com esse mutirão para ajudar os pacientes a serem operados em menor tempo. A intenção é eliminar a lista de espera de artroscopia, atendendo, em dois dias, os 30 pacientes que aguardam hoje por essa cirurgia”, afirma o ortopedista João Alves Grangeiro, chefe do Grupo de Medicina Esportiva do Into.
Todos os pacientes já foram examinados e a maioria sofreu lesões de origem traumática. De acordo com o médico, a incidência da lesão de menisco é maior em esportistas. “Ocorre com mais frequência nos praticantes de esporte pela própria atividade e isso acaba criando o mecanismo da lesão, que  geralmente acontece com a torção do joelho”, explica.
O Centro de Medicina Esportiva foi criado para oferecer tratamento especializado a atletas que necessitam de atendimento ortopédico no Sistema Único de Saúde (SUS). O local atende atletas em formação nos programas esportivos sociais com consultas médicas, orientações para tratar lesões e a realização de cirurgias com especialistas até o retorno à prática esportiva. Com a iniciativa e outras ações na área de Medicina Esportiva, o Into é candidato a ser hospital de referência para o atendimento de atletas olímpicos nos jogos de 2016.
Balanço- A iniciativa em realizar os mutirões faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.
Este ano, o Into já beneficiou 473 pacientes em um total de 502 cirurgias, em nove mutirões realizados pelos centros especializados em crâniomaxilofacial, quadril, coluna, oncologia ortopédica, ortopedia pediátrica, joelho, ombro, microcirurgia reconstrutiva e pé e tornozelo.
Entre as cirurgias realizadas, estão as artroplastias primárias para a colocação de próteses no quadril e no joelho, a correção da escoliose na coluna, procedimentos para corrigir deformidades ortopédicas em crianças, a ressecção de tumores ósseos e as lesões que afetam o ombro, o pé e tornozelo e o movimento dos braços e mãos de bebês e crianças.
Fonte: Beatriz Fafiães / Agência Saúde 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852