sábado, 24 de agosto de 2013

Campanha "Vacinação em Dia"



A Clínica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba, realizou o "Dia D" de mobilização da campanha nacional para atualização da caderneta infantil. A ação acontece até o dia 30 deste mês em todo o país. Crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.

A meta é vacinar as crianças que não estiverem com a caderneta em dia. O público nesta faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças. Na campanha, são oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As vacinas oferecidas são as mesmas da rotina.


Durante a campanha foi oferecido ações coletivas de saúde bucal com distribuição de kit's odontológicos e escovação supervisionadas.



Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) fizeram o papel de recreadores para as crianças, oferecendo material para desenho e outras brincadeiras que crianças gostam.

  


Aproveitando a movimentação, os ACS's estavam atualizando o cadastro definitivo (CPF, alteração de telefone, etc.).

Foram distribuídos 864 preservativos masculinos para os pais e a farmácia funcionou normalmente durante todo o período da campanha. Também foram feitos Cartões SUS, mas a procura não foi muito grande.


Na parte da tarde, todos da equipe estavam à espera do Dr. Daniel Soranz, Subsecretário SUBPAV/SMS-RJ, que veio acompanhado do coordenador do OTICS-RIO, Luiz Felipe Pinto. Para recebê-los estavam presentem também nosso coordenador de área, Dr. Leonardo El-Warrak, Cláudia Neves, Luciana Vilarinho e a gerente do OTICS-Barra, Flávia Rianelli. Nossa gerente técnica Rejane Corrêa agradeceu muito a todos, pelo prestígio da visita e pelo carinho em uma data tão importante como esta.






Hoje em Brasília-DF, durante a mobilização, o ministro Alexandre Padilha anunciou o lançamento do aplicativo Vacinação em Dia para tablets e smartphones, que será disponibilizado pelo Ministério da Saúde a partir deste sábado. A ferramenta é uma forma fácil, moderna e ágil de acompanhar o calendário vacinal de crianças e adultos. No dispositivo móvel, estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação.  A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer novamente para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem. O calendário de vacinação cadastrado no aplicativo também pode ser enviado, por e-mail, para impressão. O usuário também irá receber um lembrete para comparecer aos postos de saúde a cada campanha sazonal, com destaque para o dia D, que normalmente acontece no primeiro dia da mobilização.  



O aplicativo funcionará em tablets e smartphones que utilizem sistemas operacionais iOS e Android 2.2 ou superior. A partir do lançamento, o usuário poderá baixar o Vacinação em Dia no Google Play e futuramente na Apple Store.





Durante a cobertura fotográfica, fiz a foto abaixo em homenagem à um grande colaborador de nossa unidade.


CONFIRAM TODAS AS FOTOS ABAIXO




















































































3 comentários:

  1. A equipe esta de parabens,o trabalho ficou maravilhoso, quem ganha com o bom desenvolvimento do trabalho é a comunidade da gardenia.muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabenizar a todos os profissionais de saúde da CF Tiúba por esse momento extraordinário. E a participação e mobilização da Comunidade do Gardênia em prol de melhoria da saúde Infantil em atualizar e colocar em dia todas as vacinas e cadastros. Participação das crianças, mães e pais de nossos usurários para melhor atendimento e serviço público da saúde.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852