sábado, 7 de abril de 2012

Agulhadas polêmicas


Após a recente decisão do Tribunal Federal Regional (TRF) de que a acupuntura deve ser uma prática exclusivamente médica, a polêmica sobre o exercício do tratamento foi, novamente, reacendida. O assunto vem dividindo opiniões na comunidade médica desde 2001, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou à Justiça a anulação de resoluções que autorizavam enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos de praticar a técnica.
O argumento é que a acupuntura, mesmo sendo considerada como medicina alternativa, trata doenças e que no Brasil este diagnóstico e tratamento de enfermidades são atividades médicas. As dúvidas, no entanto, continuam para os pacientes que fazem uso da técnica da Medicina Tradicional Chinesa aplicada há mais de 4 mil anos no Oriente. Saiba mais sobre a acupuntura:
Como a acupuntura age?
A acupuntura utiliza agulhas em pontos específicos da pele visando o equilíbrio das energias que percorrem o corpo no combate a dores, inflamações e desconfortos diversos.
Posso misturar outros tratamentos com a acupuntura?
Sim, a acupuntura pode ser associada ao shiatsu e à quiropraxia, por exemplo. Infelizmente não existe uma única técnica que consegue atender a tudo. Todas as técnicas têm suas limitações e a acupuntura não é diferente.
A acupuntura dói?
Depende da sensibilidade de cada paciente e do ponto em que é aplicado. Em geral a acupuntura não dói.
Há algum risco ao fazer o tratamento?
Como em toda forma terapêutica, devemos tomar certos cuidados. Por exemplo, em casos de gravidez é aconselhável evitar alguns pontos.
Acupuntura tem contraindicação?
Não tem contraindicação, mas o terapeuta deve sempre atentar à anamnese.
 


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852