A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá em todo o País de 05 a 25 de Maio.
Tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população:
- 60 anos e mais de idade;
- crianças da faixa etária de 6 meses a 23 meses;
- gestantes
- população prisional
A meta é vacinar, no mínimo, 80% de cada um dos grupos prioritários totalizando, no Município do RJ, 959.238 indivíduos.
A vacina protege contra os 03 principais vírus influenza que circulam no hemisfério Sul, entre eles o A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
É uma vacina segura, constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença, mas, como nas demais vacinas, alguns eventos adversos podem surgir como febre baixa e reações locais (dor, endurecimento e vermelhidão). Raramente, podem ocorrer coriza, vômitos e dores musculares.
É contra-indicada nos casos de alergia grave à proteína do ovo ou alergia em doses anteriores da vacina. Na dúvida, basta procurar o Posto de Saúde mais próximo para ser avaliado.
Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a vacinação contra influenza.
A Campanha no MRJ conta com uma rede de aproximadamente 321 Postos de Vacinação, que deverão funcionar de 2ª a 6ª feira, de 8 às 17 horas. Para saber os endereços acesse o link abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário