quarta-feira, 18 de abril de 2012

Uma população cada vez mais gorda


Os brasileiros estão cada vez mais gordos. Pesquisa feita pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) com 54 mil pessoas mostrou que 48,5% da população está acima do peso ideal e 16% estão obesos. Os fatores para o aumento das porcentagens variam entre o sedentarismo, aalimentação, o envelhecimento, hábitos e estilo de vida.
O relatório mostrou que 39,6% dos homens se exercitam regularmente e o percentual de sedentários no Brasil caiu em 2% nos últimos anos. Entretanto, são os jovens de 18 a 24 anos que buscam o vigor físico. Ao envelhecer, metade deles deixam de se exercitar. Entre as mulheres, apenas 22,4% são ativas fisicamente.
Ainda sobre as mulheres, há um aumento de cerca de 6% a cada diferença etária de 10 anos, até chegar aos 55 anos. Um quarto das mulheres entre 18 e 24 anos está acima do peso (25,4%). A proporção aumenta 14 pontos percentuais na próxima faixa etária (25 a 34 anos de idade), atingindo 39,9% das mulheres, e mais que dobra entre as brasileiras de 45 a 54 anos (55,9%). O envelhecimento tem uma forte influência quando o assunto é obesidade.
De acordo com o Ministério da Saúde:
“A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.”
O combate à obesidade é primordial e deve começar pelos jovens. Ao prevenir a população jovem de hoje, uma geração futura de pessoas com excesso de peso será evitada. Fique de olho na sua saúde! Confira algumas matérias do Blog que tratam sobre o emagracimento, a obesidade e fatores de risco:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852