sábado, 7 de abril de 2012

A Páscoa em diversas perspectivas



Muitas vezes, fazemos coisas que não entendemos por integrar a sociedade. Perto de mais um feriado, a Páscoa, é importante buscar o motivo de tantos ovos de chocolate, coelhos e a ocasional mensagem sobre Cristo. O que tudo isso tem a ver?
Aqui vai uma história bem resumida da Páscoa diante de algumas perspectivas diferentes:
Páscoa entre os cristãos
No início de uma primavera, ocorreu um dos maiores fatos bíblicos: a ressurreição de Cristo. Depois de morrer na cruz, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã, pois simboliza a libertação dos pecados por intermédio de Jesus Cristo.
A comemoração da Páscoa cristã é voltada para a gratidão pelo amor divino. Os símbolos variam entre a cruz, o cordeiro, vinho (representa o sangue derramada) e o pão (representa o corpo de Cristo).
Páscoa Judaica
Entre os judeus, o significado passa a ter uma conotação mais histórica. Após passarem quase 400 anos sendo escravos dos egípcios, o povo finalmente é liberto. A história encontra-se no Velho Testamento, no livro de Êxodo. A passagem também é relacionada com a abertura do Mar Vermelho por Moisés enquanto fugiam do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar-se da rápida fuga do Egito, quando não deu tempo de fermentar o pão.
Páscoa pagã
Apesar do que muitos acreditam, a Páscoa não é uma comemoração exclusivamente religiosa. O termo significa passagem e se referia também a uma festa comemorada há muitos anos atrás entre o inverno e a primavera durante o mês de março. Os povos europeus festejavam, pois as chances de sobreviver aumentavam com a partida do inverno rigoroso e a entrada da primavera.
Coelhos e ovos de chocolate
Nos três significados acima, a data se relaciona com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa entram nesse contexto como símbolos da fertilidade e de nova vida. O coelho, representante da fertilidade e rápida reprodução, associa-se a preservação da espécie e melhores condições de vida.
Hoje em dia, presentear amigos e familiares com ovos de chocolate é praticamente uma tradição. Muitas famílias gastam um pouco de seus tempos pintando ovos e preparando cestas para escondê-las e iniciar um “caça ao tesouro” com as crianças. Almoços e jantares com mesas abundantes também estão na lista de “coisas a fazer” na Páscoa.
E você? Como comemora esta data?
Fonte blog da saude

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852