CF PADRE JOSÉ DE AZEVEDO TIUBÁ

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22765-660 | ☎ Telefone: (21) 2427-8852
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Tatiana Rocha | CNES 000000 - ESF: 05 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sábado, 28 de abril de 2012

Campanha de vacina contra gripe começa no dia 5 de maio

Campanha de vacina contra gripe começa no dia 5 de maio



A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá em todo o País de 05 a 25 de Maio.
 
Tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população:
  •  60 anos e mais de idade;
  • crianças da faixa etária de 6 meses a 23 meses;
  •  gestantes
  • população prisional
 
meta é vacinar, no mínimo, 80% de cada um dos grupos prioritários totalizando, no Município do RJ, 959.238 indivíduos.
 
            A vacina protege contra os 03 principais vírus influenza que circulam no hemisfério Sul, entre eles o A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
É uma vacina segura, constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença, mas, como nas demais vacinas, alguns eventos adversos podem surgir como febre baixa e reações locais (dor, endurecimento e vermelhidão). Raramente, podem ocorrer coriza, vômitos e dores musculares.
 
 É contra-indicada nos casos de alergia grave à proteína do ovo ou alergia em doses anteriores da vacina. Na dúvida, basta procurar o Posto de Saúde mais próximo para ser avaliado.
 
 Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.  Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a vacinação contra influenza.
 
A Campanha no MRJ conta com uma rede de aproximadamente 321 Postos de Vacinação, que deverão funcionar de 2ª a 6ª feira, de 8 às 17 horas. Para saber os endereços acesse o link abaixo:






Brasil reduz taxa de mortalidade infantil em 47%

Brasil reduz taxa de mortalidade infantil em 47%



Os dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que a mortalidade infantil no Brasil reduziu praticamente pela metade (47%) na última década. Em 2000, a taxa era de 29,7%, ou seja, de cada mil crianças nascidas vivas, apenas 29,7 completavam o primeiro ano de vida. Em 2010, o índice reduziu para 15,6%.
Os dados divulgados hoje estavam dentro das expectativas do Ministério da Saúde e revelam que o Brasil já alcançou os índices de redução definidos pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordo internacional, que prevê uma taxa de mortalidade infantil de 15,7% no país, para 2015, além de reforçar a política social que vem sendo conduzida pelo governo.
O Ministério da Saúde tem investido fortemente em políticas públicas voltadas para a família, à gestante e à criança. A Rede Cegonha, conjunto de medidas que garantem assistência integral às grávidas e ao bebê, criou em 2011, 348 leitos neonatais e requalificou mais 86.
rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável qualificam profissionais da Atenção Básica para acompanhar e fortalecer ações de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno e da alimentação complementar.
A região Nordeste, que historicamente concentra os maiores índices, desta vez apresentou a maior redução, de 59%. Em 2000,44,7 crianças – a cada mil nascidas vivas – morriam antes de um ano. Atualmente, a taxa é de 18.5%.
“Esta significativa redução faz parte da expansão da Atenção Básica no país e reflete ainda o compromisso do Ministério da Saúde para acelerar a redução das desigualdades na região Nordeste e na Amazônia Legal dentro do Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil, da ampliação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de ações já preconizadas para a melhoria da atenção integral a saúde das crianças”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Adolescência – A pesquisa do IBGE também traz dados sobre a fecundidade das brasileiras. As famílias estão cada vez menores e as mulheres estão adiando a maternidade. Uma boa notícia é a redução da taxa de adolescentes gestantes. As mulheres entre 15 e 19 anos que se tornaram mães passou de 18,8% a 17.7%.
Criada em 2007, a Política Nacional de Planejamento Familiar prevê a oferta de métodos contraceptivos gratuitamente e a venda de anticoncepcionais na rede Farmácia Popular, com redução de preços em até 90%, além da ampliação do acesso vasectomias e laqueaduras. “Para muitas mulheres, tornar-se mãe é um sonho. É importante que toda brasileira possa escolher o momento para torná-lo realidade”, conclui Padilha.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão


O que é a Hipertensão Arterial?

Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.
A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.
Por ser um grave problema na idade adulta é que a prevenção deve começar desde a infância. Irritabilidade, ganho de peso e crescimento inadequados, cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.

Tipos de hipertensão

Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza-se por não apresentar uma causa conhecida, enquanto na HA secundária já é possível identificar uma causa para a hipertensão, como por exemplo problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (feocromocitoma) e algumas doenças endocrinológicas.

Diagnóstico

O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses, ou com intervalo máximo de um ano. Assim é possível se diagnosticar a doença tão logo ela surja. A pressão considerada normal está abaixo de 13 por 8,5. A faixa de risco está entre 13 por 8,5 e 13,9 por 8,9. Hipertenso é todo indivíduo que tenha pressão igual ou acima de 14 por 9.

Prevenção

Como medida de prevenção, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.
A doença tem tratamento, mas não cura, o que acaba onerando, em muito, os gastos pessoais do doente e o investimento do serviço público de saúde.
Doença silenciosa, ela ocorre porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Essa elevação da pressão acaba causando danos à camada interna dos vasos, fazendo com que se tornem endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Isso pode levar a problemas sérios, como Angina e Infarto,"derrame cerebral" ou AVC, e a paralisação dos rins.

domingo, 22 de abril de 2012

Prefeitura Realiza Mutirão Contra a Dengue em Toda Cidade

Prefeitura Realiza Mutirão Contra a Dengue em Toda Cidade





A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou na manhã deste sábado, dia 21, simultaneamente, uma série de mutirões do programa “Ação nos Bairros contra a Dengue”, em todas as 10 áreas de planejamento da cidade. Durante a ação 18.538 imóveis foram vistoriados por cerca de 670 agentes de saúde da Prefeitura.

Ao todo, foram tratados com larvicida 11.843 possíveis criadouros do Aedes aegypti e outros 4.050 recipientes foram eliminados. Os agentes coletaram 80 amostras de larvas de mosquito, que serão enviadas para análise. Durante a ação, 659 capas foram colocadas em caixas d’água descobertas.

Além das visitas domiciliares, foram feitas atividades educativas de prevenção à dengue, com distribuição de panfletos em estandes e nas ruas das comunidades.

No bairro de Bento Ribeiro, os agentes realizaram uma entrada compulsória, baseada no decreto 34.377, de 2011, em um imóvel abandonado há cerca de três anos. No terreno, onde havia cerca de 20 carcaças de carros, os agentes coletaram três amostras de larvas, destruíram locais que poderiam servir de criadouros e fizeram tratamento espacial de toda a área com utilização de fumacê portátil.
Fonte:ASCOM/SMSDC-Rio

Aula de dança para melhor Idade

Aula de dança para melhor Idade











Na ultima terça-feira (17) deu inicio na CF José de Azevedo Tiúba Aula de dança para melhor idade.


No Centro de Convivência do Idoso, os pacientes da terceira idade serão atendidos por um clínico e participarão de atividades multidisciplinares, como círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, fisioterapia. Já na  Academia Carioca da Saúde, os usuários poderão fazer atividades nos dez equipamentos que visam à melhoria de sua capacidade muscular e aeróbia.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bolsa Família

Bolsa Família








Na ultima quarta feira (18) aconteceu na CF José de Azevedo Tiúba uma reunião socioeducativa sobre orientações do benefício “Bolsa Família”.

Durante a reunião os profissionais orientaram sobre as responsabilidades no que diz respeito à educação, saúde e assistência social. O encontro serviu ainda para o repasse de informações sobre os serviços prestados pelo departamento, como grupos de adultos; atendimento às famílias e indivíduos da área de abrangência.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Exército Brasileiro

Dia do Exército Brasileiro


No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.
O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.
No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.
O comandante supremo do exército brasileiro é o presidente da república, mas existem os cargos hierárquicos dentro da corporação.
As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.
Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.
Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.
Caso haja interesse em participar dessas atividades após os dezoito anos de idade, o candidato deverá apresentar currículo, com graduação superior, podendo exercer cargos mais elevados, como os de tenentes.
A hierarquia do exército está dividida entre a infantaria, a cavalaria e a artilharia, indo de soldados até os cargos da alta patente.
O exército brasileiro é composto ainda por tropas de elite, especializadas em missões não convencionais, como a Brigada de Operações Especiais, a Brigada de Infantaria Paraquedista, além das especializadas em defender o bioma nacional.
No setor educacional, o exército desenvolve projetos de pesquisa, na área científico-tecnológica, através do IME (Instituto Militar de Engenharia), uma das melhores faculdades do país.
Quanto aos veículos blindados, entre carros de combate, veículos de tropa e outros, possui uma quantidade bem maior que as outras forças do Brasil.
Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de duzentos mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Saúde amplia assistência a pacientes com AVC

Saúde amplia assistência a pacientes com AVC


Ministério da Saúde vai ampliar a assistência às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que passarão a ter assistência integral peloSistema Único de Saúde (SUS). Foi publicada, nesta sexta-feira (13), a portaria 664/2012, que estabelece novo protocolo de assistência ao paciente com AVC isquêmico e hemorrágico. Entre as novidades, está a incorporação do trombolítico alteplase e o fornecimento de serviços habilitados para assistência às vítimas de AVC.
A Portaria n° 665/2012 prevê a criação dos Centros de Atendimento de Urgência, classificados em três tipos, dependendo do porte e capacidade de atendimento. Estes centros desempenharão um papel de referência no tratamento aos pacientes com AVC. A criação dos centros será articulada entre governo federal, estados e municípios.
“O nosso esforço é ampliar a rede de atenção básica, de prevenção e de tratamento com o objetivo de reduzir casos e óbitos. A linha de cuidado do AVC é uma das nossas prioridades e a incorporação tecnológica de qualquer procedimento ou medicamentos tem padrões para ser realizada”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A meta do Ministério da Saúde é fortalecer a política de atenção a vítimas de AVC. O propósito é assegurar a todos os brasileiros que tenham um hospital de referência para o seu atendimento. “É este conjunto de ações, estruturação e incorporação de medicamento, que irá ampliar a assistência e melhorar o atendimento no SUS”, ressalta o ministro Padilha.
Vantagens do Trombolítico – O uso do alteplase, somente em casos de AVC isquêmico agudo, consiste na aplicação de uma medicação por via endovenosa, que percorre a circulação até chegar ao vaso sanguíneo cerebral que está obstruído por um coágulo. Esta medicação desfaz o coágulo, desentupindo a circulação e normalizando o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A prevenção é a única arma contra a doença.

A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
DicasDicasDicasDicasDicas
DicasDicasDicasDicasDicas

Fonte: dengue prevenção

Uma população cada vez mais gorda

Uma população cada vez mais gorda


Os brasileiros estão cada vez mais gordos. Pesquisa feita pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) com 54 mil pessoas mostrou que 48,5% da população está acima do peso ideal e 16% estão obesos. Os fatores para o aumento das porcentagens variam entre o sedentarismo, aalimentação, o envelhecimento, hábitos e estilo de vida.
O relatório mostrou que 39,6% dos homens se exercitam regularmente e o percentual de sedentários no Brasil caiu em 2% nos últimos anos. Entretanto, são os jovens de 18 a 24 anos que buscam o vigor físico. Ao envelhecer, metade deles deixam de se exercitar. Entre as mulheres, apenas 22,4% são ativas fisicamente.
Ainda sobre as mulheres, há um aumento de cerca de 6% a cada diferença etária de 10 anos, até chegar aos 55 anos. Um quarto das mulheres entre 18 e 24 anos está acima do peso (25,4%). A proporção aumenta 14 pontos percentuais na próxima faixa etária (25 a 34 anos de idade), atingindo 39,9% das mulheres, e mais que dobra entre as brasileiras de 45 a 54 anos (55,9%). O envelhecimento tem uma forte influência quando o assunto é obesidade.
De acordo com o Ministério da Saúde:
“A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.”
O combate à obesidade é primordial e deve começar pelos jovens. Ao prevenir a população jovem de hoje, uma geração futura de pessoas com excesso de peso será evitada. Fique de olho na sua saúde! Confira algumas matérias do Blog que tratam sobre o emagracimento, a obesidade e fatores de risco:

B-day Michel Vidal

B-day Michel Vidal


Um feliz aniversário para o Farmacêutico Michel Vidal! Que no ultimo domingo (15) comemorou mais um ano de vida. A Clinica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba deseja Um ano repleto de paz, amor, saúde e sucesso. Um brinde a vida!






terça-feira, 17 de abril de 2012

Chegamos aos 10.000 acessos

Chegamos aos 10.000 acessos



Pois é pessoal, chegamos a marca dos 10 mil acessos no Blog, isso em um pouco mais de  2 meses. Agradeço a todos que diariamente nos visitam para ficar por dentro das notícias exclusivamente da Clinica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba. 


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde


Aconteceu no ultima sexta-feira dia (20),na Clinica da Família Padre José de Azevedo Tiúba um treinamento para implantação o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde. Apenas 10% do total de resíduos gerados nas unidades de saúde precisa de tratamento.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da RDC 306/04 e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da Resolução CONAMA 358/05, reconhecem a necessidade de um gerenciamento adequado para resíduos de saúde e estabelecem normas e procedimentos a respeito do tema.



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Excelência no acolhimento

Excelência no acolhimento

































As apoiadoras Drª Lêda César e  Luísa Reis junto ao nosso gerente técnico Dr Oscarino Barreto, foram responsáveis por uma capacitação sobre “acolhimento” para uma grande parcela dos profissionais da CF Pe. José de Azevedo Tiúba. Todos se reuniram durante uma tarde no centro de cultura e discutiram o que era, para que servia e qual a melhor maneira de acolher. A reunião foi bastante produtiva, pois todos tiveram oportunidade de ouvir e também de ser ouvido. Ao final todos chegaram à conclusão que, o acolhimento deve ser realizado por cada membro da equipe, ouvindo os usuários e oferecendo respostas para suas necessidades, já que o mesmo constitui uma forma de humanizar e organizar o trabalho em saúde.

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,068,633 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.603 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852