terça-feira, 20 de março de 2012

Escola Nacional de Saúde Pública promove exposição de combate à tuberculose



Escola Nacional de Saúde Pública realiza a 2ª mostra Ensp na semana de mobilização nacional no combate à tuberculose, na próxima quarta-feira (21/3), no Rio de Janeiro. As ações da mostra começam com a palestra O Panorama atual da tuberculose no Brasil e no mundo, proferida pelo coordenador nacional do Programa de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira. As atividades prosseguem até 23 de março, com exposição do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF) sobre as atividades de ensino, pesquisa, assistência e vigilância epidemiológica e treinamento no manejo dos pacientes com a doença. O evento é aberto ao público e será transmitido pela internet no endereço http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.
A mostra será formada por tendas que irão divulgar atividades da ENSP através do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga. Cada local terá um especialista para dar suporte aos visitantes, além da exposição de banners e ações lúdicas de integração com a população. A mesa de abertura do dia 21 de março também contará com a participação do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do chefe do Centro de Referência Professor Helio Fraga, Miguel Aiub Hijjar, da coordenadora do Programa de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Ana Alice Pereira, da coordenadora do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Raquel Piller, e, representando o movimento social, Carlos Basilia, do Fórum de Organizações Não Governamentais de Tuberculose do Rio de Janeiro, que congrega cerca de 200 organizações não governamentais .
Em 2010, 71 mil casos de tuberculose foram notificados no país, com cerca de 4,6 mil mortes, sendo essa doença a quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira causa de mortes dos pacientes com Aids. Os números, segundo o chefe do CRPHF, Miguel Aiub, alertam para a importância de prevenir e tratar a doença. Por conta disso, ele destaca a necessidade de mobilizar e informar os profissionais de saúde, pesquisadores e a comunidade em geral. “O 24 de Março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, não é uma data de comemoração, mas de mobilização e defesa da informação”.
Serviço:
2ª mostra Ensp na semana de mobilização nacional no combate à tuberculose
Data: 21/3
Horário: 10h
Local: Auditório térreo da Ensp
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Manguinhos, Rio de Janeiro

Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852