Durante o período de altas temperaturas, algumas doenças costumam aparecer. Entre elas a varicela, conhecida como catapora. A doença é causada por um vírus e pode ser transmitida pelo ar por meio de espirro, tosse ou pelo contato direto com uma pessoa. A catapora atinge principalmente as crianças. O principal sintoma é a coceira.
A médica responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Maria Vicência, dá dicas de como evitar a transmissão da doença. ”Tem a questão de você enfatizar a higiene de mãos com água e sabão. A questão da etiqueta da tosse, na hora de alguém tossir, é sempre colocar a boca no antebraço ou no lenço de papel”.
A médica afirma que em alguns casos específicos a catapora pode trazer complicações. “Na maior parte das pessoas, a doença se apresenta de forma benigna, mas em alguns casos específicos ela pode ter complicações, às vezes incluindo o óbito. É uma doença que ela complica mais em adultos e em pessoas imunocomprometidas. Ela pode dar complicações respiratórias como pneumonia e encefalites”.
Para Maria Vicência, a melhor prevenção da catapora é a vacina. Ela alerta ainda que as crianças infectadas devem permanecer em casa, sem frequentar a creche ou escola.
0 comentários:
Postar um comentário