segunda-feira, 5 de março de 2012

Sensibilidade nos dentes: saiba como aliviar as dores!




Quem nunca sentiu aquela pontada momentânea nos dentes ao tomar água muito gelada ou cafezinho fervente?
A sensibilidade nos dentes é um problema que afeta cerca de 40 milhões de adultos só nos Estados Unidos. De acordo com pesquisa realizada pela Academia de Odontologia americana, dentistas atribuem os dentes sensíveis ao consumo de bebidas ou comidas ácidas e ao hábito de escovar os dentes com muita força.
Esses fatores desgastam o esmalte do dente e deixam a dentina, conectada ao nervo central do dente, exposta e vulnerável a sensações intensas, como a dor. Além de alimentos gelados e quentes, a pressão nos dentes também provoca a sensibilidade. Um exemplo disso é o bruxismo (ranger dos dentes).
Outras coisas que contribuem para a corrosão do esmalte dentário são certas pastas de dente, enxaguantes bucais, produtos para branqueamento, dentes quebrados, bulimia e refluxo.
Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. O mais comum é deixar de escovar os dentes da maneira correta pelas sensações de dor que isso causa. Dessa maneira, as caries e doenças gengivais podem aparecer.
A Academia de Odontologia recomenda alguns cuidados básicos para aliviar dentes sensíveis:
- Utilizar pastas de dente apropriadas para tratar da sensibilidade
- Usar escovas de dente com as cerdas macias
- Ter uma boa higiene bucal: usar fio dental regularmente e escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia, por no mínimo dois minutos
- Segurar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus, e escovar delicadamente em movimentos circulares
 - Evitar alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes e alimentos cítricos
A sensibilidade dos dentes em geral pode ser tratada e curada. Fala com o seu dentista para obter um diagnóstico correto. Ele indicará quais são os produtos mais adequados para o seu problema e poderá orientá-lo sobre a forma correta de escovação e eliminação da causa da exposição da dentina.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852