segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O pouco exercício que traz muito benefício



Por falta de tempo, muitas pessoas acabam não praticando os 30 minutos ou mais por dia de exercício recomendado pelos médicos, como caminhadas 5 vezes por semana. Agora, tempo não será mais desculpa para o sedentarismo. Cientistas descobriram o mínimo de tempo que uma pessoa precisa se exercitar para continuar saudável.
Segundo os estudos da Universidade McMaster em Hamilton, Canadá, 1 minuto de exercício vigoroso, que utiliza por volta de 90% do ritmo cardíaco da pessoa, seguido de 1 minuto de recuperação, repetidos 10 vezes, mantém a sua saúde em dia e ainda podem ajudar pessoas com problemas cardíacos a melhorarem seu coração e artérias. O total de tempo gasto seria de 20 minutos apenas duas vezes por semana. O esquema de intervalos é rigoroso, mas tolerável pelo seu curto período.
Para a pesquisa, foram chamados homens e mulheres sedentários ou com doenças cardiovasculares. O exercício com intervalos foi realizado em bicicletasergométricas, mas os mesmos resultados podem ser obtidos na esteira ou correndo. Publicado no Journal of Physiology, os resultados apareceram após algumas semanas mostrando que a saúde física e cardíaca dos voluntários havia melhorado.
Além desses benefícios, exercício vigoroso, como os sprints, eleva a eficácia da insulina e são beneficiais paradiabéticos.
Se você não frequenta uma academia e não tem acesso a uma bicicleta ergométrica, os pesquisadores indicam tentar elevar a frequência cardíaca a 90% em corridas ladeira acima, seguindo o ritmo de 1 minuto e realizando intervalos para não cansar ou estressar o corpo.
OBS: se você possui alguma condição física, consulte o seu médico antes de praticar exercícios enérgicos.
Fonte:Blog da saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852