quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ritmo de carnaval requer atenção com a saúde


        Muitos foliões já estão em clima de carnaval nos ensaios de bateria. Porém, para aguentar a maratona de alegria até o fim e sem se cansar no meio da noite, a alimentação equilibrada e a hidratação adequada são grandes aliadas antes, durante e após as festas.
A nutricionista Christina Becker Pergola afirma que o consumo de carboidratos é essencial para curtir os ensaios de bateria. “Consuma alimentos fonte de carboidratos, como pães, massas com molho leve, batata, mandioca, batata-doce, arroz e cereais. Eles são responsáveis pela formação da energia que será gasta durante a folia”.

Segundo Christina, os cereais integrais garantem energia por mais tempo. “As nozes e a soja são alimentos fonte de vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios, favorecendo a formação de energia”, acrescenta.
Para a nutricionista, consumir uma refeição completa ou um lanche simples são essenciais antes de cair na farra. “Uma refeição completa deve incluir carne, carboidrato, muita salada, legumes cozidos e uma fruta de sobremesa”, ensina a nutricionista.
Se o objetivo é manter longe a indisposição e o cansaço, a dica é evitar alimentos gordurosos, carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces de confeitaria. “Evite também alimentos que provocam a formação de gases, como feijão, couve, brócolis e couve-flor. Eles podem causar indisposição, cólica e desconforto intestinal, atrapalhando a festa. O açúcar dos doces também fermenta no intestino podendo causar gases”, explica.
De acordo com a nutricionista, a reposição adequada de líquidos não pode faltar no kit. “No carnaval, ao dançar muito a noite inteira, há muita perda de líquidos. Os cuidados com a hidratação poupam os músculos da fadiga. Portanto, beba muita água, água de coco, sucos e isotônicos, antes, durante e depois da festa”.
Christina destaca que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e nunca de estômago vazio. “O correto é intercalar o consumo de bebida alcoólica com água, sucos e isotônicos para evitar a ressaca. Atenção também ao consumo de energéticos, pois esse tipo de bebida pode alterar os batimentos cardíacos e acelerar a desidratação. O consumo deve se limitar a uma lata por dia”, alerta.
Após a festa, a recomendação da nutricionista é ingerir a tradicional canja acompanhada de torradas e uma boa noite de sono. “Dormir de 6 a 8 horas vai garantir a reposição das energias”, conclui.

Fonte: Jornal cidade

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852